Assinar
Cultura

Bienal de Cinema de Leiria estreia com João Gonzalez, Luísa Sequeira e noite de terror

O novo festival acontece no m|i|mo, onde entre 27 de outubro e 5 de novembro há exibição de filmes, conversa com realizadores, formações e concertos.

Outubro marca a estreia em Leiria de mais um evento dedicado ao cinema, que trará ao m|i|mo – Museu da Imagem em Movimentos nomes relevantes da produção nacional.

A I Bienal de Cinema de Leiria acontece entre 27 de outubro e 5 de novembro, com organização do Leiria Film Fest mas será dedicada à longa-metragem – o outro festival organizado pela associação é especializado em curta-metragem.

A organização promete, assim, “uma festa de homenagem à longa-metragem”, através da exibição de filmes, claro, mas também com a oferta de uma componente formativa.

Para a noite de 31 de outubro está prometida uma “Noite de terror no museu”, assinatura do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Segundo a associação Leiria Film Fest, três dos filmes a exibir terão presença dos respetivos realizadores. A par disso, haverá masterclasses, um curso de curta-metragem com profissionais da área do cinema, exposições temáticas e concertos no espaço do m|i|mo.

Entre os convidados contam-se os realizadores João Gonzales (“Ice merchants”), Luísa Sequeira, David Bonneville, Gonçalo Almeida, o crítico Tiago Alves, Rita Capucho, que fundou e é co-diretora do festival Porto Femme, ou a artista multidisciplinar Surma, que apresentará um concerto especial de música para cinema.

Programação disponível em https://leiriafilmfest.com/bienal-cinema.

“Vortex” fecha ciclo “Almas inquietas”

Entretanto, no dia 7 de outubro fecha-se o ciclo de cinema “Almas inquietas”, programado pelo Leiria Film Fest para o m|i|mo.

A sessão é às 15 horas, com entrada livre, e dará a conhecer “Vortex”, de Gaspar Noé (2021), filme classificado como para maiores de 14, com 2h22 de duração.

Realizado por Gaspar Noé, o premiado realizador de “Irreversível” (2002), “Enter The Void” (2009) ou “Clímax” (2018), “Vortex” segue a história de um casal de idosos a viver em Paris – ele, interpretado pelo mestre do terror Dario Argento; ela, pela veterana actriz Françoise Lebrun.

No seu apartamento, repleto de livros de uma vida inteira, o marido tenta cuidar da esposa, que sofre de demência. Assim começa uma espiral descendente.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.