Assinar
Sociedade

Alunos de Leiria vão ter acções de sensibilização sobre violência no namoro

As escolas do distrito de Leiria estão incluídas no roteiro de workshops de sensibilização para a violência no namoro, que em 2010 vão chegar a cerca de 18 mil alunos do centro do país.

As escolas do distrito de Leiria estão incluídas no roteiro de workshops de sensibilização para a violência no namoro, que em 2010 vão chegar a cerca de 18 mil alunos do centro do país.

O projecto resulta de um contrato entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESenfC), que desde 2007 desafia alunos do ensino secundário a reconhecerem e solucionarem situações de violência nas relações de intimidade, através de encenações teatrais que focam questões como os ciúmes e a sexualidade, enquanto fatores de risco associados à violência doméstica na idade adulta.

Maria Neto, docente da ESenfC, sublinha que “a violência no namoro é um produtor de violência doméstica”, recordando que no ano passado “morreram menos mulheres mas uma percentagem significativa eram jovens e, muitas, namoradas” do agressor, daí a importância da prevenção junto de rapazes e raparigas.

“Apesar do aumento do nível de escolaridade dos jovens em relação aos pais, constatamos que os mitos se mantêm”, frisa Maria Neto, evidenciando que “muitos confundem o ciúme com manifestação de amor e acham a masculinidade hegemónica perfeitamente aceitável”.

Segundo a investigadora, a maior dificuldade dos jovens é a “falta de modelos na família ou de ajuda”, situação para a qual contribuem também as telenovelas, que, na sua maioria “não apresentam modelos de relações saudáveis”.

Para além de Leiria, também escolas de Aveiro, Viseu e Coimbra serão abrangidas por este plano de workshops de sensibilização para a violência no namoro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados