Assinar
Sociedade

Aviso laranja para distrito de Leiria por agitação marítima, chuva e vento forte

O distrito de Leiria e outros oito de Portugal continental e o arquipélago da Madeira encontram-se em aviso laranja devido às previsões de agitação marítima, chuva e vento forte.

O distrito de Leiria e outros oito de Portugal continental e o arquipélago da Madeira encontram-se em aviso laranja devido às previsões de agitação marítima, chuva e vento forte.

Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Beja, Faro e o arquipélago da Madeira são os locais que estão com aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, tendo todos em comum as previsões de vento forte.

Uma situação que o Instituto de Meteorologia (IM) justifica com a existência de uma depressão que irá aproximar-se do território continental, à qual se junta a passagem de uma frente fria durante a tarde de hoje.

Segundo o IM, nas regiões centro e sul o céu estará muito nublado, marcado por nuvens altas até ao final da manhã. A chuva irá marcar presença a partir do início da tarde, no litoral a sul do Cabo da Roca, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo temporariamente forte para o final do dia.

Verifica-se ainda a existência de condições para a ocorrência de trovoadas.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 Km/h), tornando-se temporariamente forte (35 a 45 Km/h) durante a tarde, rodando para sul. Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte (50 a 75 Km/h) de sueste, com rajadas que poderão atingir os 110 Km/h, devendo diminuir de intensidade para o final da tarde.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas de oeste deverão atingir uma altura de dois a três metros, passando a sudoeste com três a quatro metros. A temperatura da água deverá oscilar entre os 14 graus Celsius e os 16º.

A sul do Cabo Carvoeiro, as ondas de sudoeste deverão atingir os dois a três metros de altura, aumentando depois para os quatro a 5,5, metros, com a temperatura da água do mar a chegar aos 16º.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados