Assinar
Sociedade

Deputados de Leiria querem abertura da base aérea ao tráfego civil

Os deputados eleitos pelo círculo de Leiria querem a abertura ao tráfego civil da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real, e pedem ao Governo que o faça no mais curto espaço de tempo possível.

Os deputados eleitos pelo círculo de Leiria querem a abertura ao tráfego civil da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real, e pedem ao Governo que o faça no mais curto espaço de tempo possível.

Num projecto de resolução entregue quarta feira ao final do dia, os deputados, juntamente com os deputados eleitos por Coimbra, do PSD, PS, CDS-PP e Bloco de Esquerda, reivindicam a concretização dos procedimentos para a abertura ao uso civil da infraestrutura, incluindo os estudos que “virão, provavelmente, a revelar os amplos benefícios, a baixo custo, que tal abertura traria para a região Centro”.

No documento, os parlamentares lembram que a BA5 tem sido objecto de “recorrentes tentativas de a abrir ao tráfego aéreo comercial e de passageiros” devido às “condições especialmente favoráveis de que se reveste” a sua localização.

Os deputados consideram que a concretização deste objectivo “impulsionaria fortemente o desenvolvimento turístico de toda a região Centro do país”, que representa 19,2 por cento do Produto Interno Bruto, tem mais de 255 000 empresas – 22,5% do país – e, aproximadamente, um quarto da população do país.

Apesar disso, não tem qualquer infraestrutura aeroportuária aberta ao tráfego civil, referem os subscritores, sustentando que são “evidentes as incontestáveis vantagens económicas e sociais que a abertura da BA5 à aviação civil e comercial poderia produzir no tecido produtivo na região”.

“Justamente por isso, a ideia da abertura da BA5 à aviação civil tem sido sempre insistente e repetidamente proposta, sem que, porém, até agora tenha encontrado a decisiva vontade política, indispensável para a concretizar”, salientam, apontando as diversas iniciativas realizadas por diversas entidades para incluir a operação civil e comercial aeronáutica na base.

O projecto de resolução vai agora ser objecto de análise na comissão respectiva, subindo depois a plenário para votação.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados