Assinar
Sociedade

Biblioteca das Caldas disponibiliza espólio doado por João Evangelista

Mais de cinco mil livros e documentos doados pelo ecologista João Evangelista já podem ser consultados na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, que alberga a colecção orçada em 20 mil euros.

Mais de cinco mil livros e documentos doados pelo ecologista João Evangelista já podem ser consultados na  Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, que alberga a colecção orçada em 20 mil euros.

“É uma colecção importantíssima sobretudo para investigadores e como material de apoio para doutoramentos e mestrados” disse à Lusa Fátima Abreu, técnica da Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha que durante seis meses inventariou as obras.

Orçada em cerca de 20 mil euros, a colecção doada à cidade integra desde teses académicas a livros de história universal e de Portugal, geografia, religião, arte, etnografia e sociologia e documentação constituída por cartografia e iconografia, para além de várias publicações periódicas e até alguns documentos pessoais, como diplomas.

“Uma bíblia de 1910” ou “um livro de zoologia de 1894” são algumas das raridades distinguidas por Fátima Abreu de entre a biblioteca particular do catedrático.

As obras doadas por João Evangelista como “retribuição à cidade” a que diz dever “tudo” o que é ocupam um lugar de destaque na sala de reservados da biblioteca e podem ser consultadas a pedido e com acompanhamento de técnicos já que, explica Helena Abreu, “são documentos muito valiosos que ainda não estão informatizados”.

João Pereira Evangelista nasceu em A-dos-Negros, no concelho de Óbidos, mas foi nas Caldas que começou a trabalhar, aos 10 anos, e onde estudou como aluno do curso noturno da Escola Comercial Rafael Bordalo Pinheiro.

Para além de uma passagem de cerca de dez anos em África (onde criou a biblioteca de Sá da Bandeira), fez um percurso pessoal e académico destacando-se como professor associado da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), sendo um dos responsáveis pelo pólo que existiu em Caldas da Rainha.

Conhecido como um dos grandes impulsionadores das políticas ambientais e de conservação da natureza, João Evangelista completa 90 anos a 27 de Dezembro, mas tem na forja ainda alguns projectos, entre os quais o lançamento de um livro previsto para Fevereiro ou Março do próximo ano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados