Leiria tem a melhor pediatria do país | Região de Leiria

Leiria tem a melhor pediatria do país

O serviço de Pediatria do Hospital de Santo André (actual Centro Hospitalar de Leiria-Pombal) ficou em primeiro lugar no ranking anual da revista Sábado, realizado em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública.

Este ranking avalia os melhores hospitais doença a doença. Na avaliação, focada no internamento hospitalar e na efectividade e qualidade dos serviços prestados, estão incluídos os hospitais públicos em Portugal continental, que ao todo são 57. O serviço de Pediatria do hospital de Leiria já tinha obtido três segundos lugares em edições anteriores.

Humanizar o serviço tem sido um projecto de todos os dias. Nesta ideia, cabem várias parcerias que ajudam os mais novos a lidar com o internamento. “Se as crianças estiverem psicologicamente confortáveis, isso também vai contribuir para a sua melhoria”, salienta Bilhota Xavier.

O internamento é uma interrupção da rotina, uma quebra no bem-estar dos filhos e de toda a família. “Tão importante como o saber científico é a forma como acolhemos as crianças e os pais”, refere o director do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal, empenhado em defender “um serviço com paredes de vidro, ligado à comunidade e à sociedade civil”.

Exemplos não faltam. A música da SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos) que anima o espírito, as docentes da Escola Correia Mateus que mantêm as aprendizagens em dia, as professoras da Escola Afonso Lopes Vieira que alertam para aspectos da segurança infantil, as leituras e contos que chegam da Biblioteca Afonso Lopes Vieira duas vezes por semana, os cinco computadores portáteis com acesso à internet em banda larga colocados pela Fundação para Divulgação das Tecnologias de Informação, entre outros.

Tudo isto para quê? Criar um ambiente facilitador da recuperação da doença, reduzindo o medo e a angústia das crianças e diminuindo a fragilidade emocional dos pais.

O serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal, ficou no top five da Missão Sorriso 2010, uma iniciativa dos hipermercados Continente, angariando cerca de 10.800 votos para o projecto “Um Serviço de Pediatria com um ambiente mais amigável para crianças, adolescentes, pais e profissionais”.

Graças ao destaque na Missão Sorriso, o hospital vai poder receber 25 mil euros, que ajudarão a suportar o projecto de decoração do serviço de Pediatria com a colaboração da Anouk Foudation, uma organização sem fins lucrativos com sede na Suíça.

Bilhota Xavier sublinha ainda outro objectivo: “Para além de querermos um serviço aberto à comunidade, queremos ser um serviço sem dor. Explicar sempre qualquer procedimento que seja um pouco mais agressivo para a criança e utilizar sempre analgésicos. O que não queremos é que as crianças sintam dor quando vêm ao hospital”.

 

Um hospital pioneiro

1998: telemedicina
Ecografia em tempo real à distância. Permite enviar um número grande de imagens em tempo real com qualidade para responsabilizar qualquer profissional em qualquer parte do mundo. Evita a transferência das crianças e dos pais (o hospital não tem cardiologista pediátrico), poupa tempo, evita faltas da criança à escola e dos pais ao trabalho, permite fazer diagnósticos muito precoces sobre situações complexas, o que optimiza a terapêutica, melhorando o prognóstico, e também contribui para a formação dos profissionais que trabalham no serviço de Pediatria.

2003: certificação
Primeiro serviço do país com certificação de qualidade do serviço na urgência pediátrica. Aí acorrem 46 mil crianças por ano até aos 18 anos.

2005: alta segura
Formação aos pais das crianças que nascem no Hospital sobre como devem transportar os filhos, nas cadeiras no automóvel.

2006: pulseiras electrónicas
Sistema de localização de pessoas e anti-rapto. Primeiro na pediatria, depois alargado à maternidade. Abrange todos os bebés logo após o nascimento e também crianças internadas, permitindo ao hospital saber onde estão em cada momento.

2009: idade pediátrica
Desde Janeiro de 2009, com ano e meio de antecipação relativamente ao resto do país, que no serviço de pediatria são internadas todas as crianças e jovens até aos 18 anos.

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

Uma resposta para “Leiria tem a melhor pediatria do país”

  1. Mariline diz:

    Bom dia, tenho consciência que este artigo já foi publicado em 2011, mas enganam-se os que acharem que o hospital e Leiria, em pediatria é um dos melhor, pois os resultados que se reflectem no papel, as tais estatísticas, são só e somente números, pois a realidade é bem diferente!!!
    A verdade, nua e crua, é ter tido gémeos prematuros, em que um deles nasceu com uma cardiopatia grave, (pois fui seguida no hospital e nenhum medico, deu conta da situação, uma situação que deveria ter sido vista), ela ficou na neonatal, um dia, em que nenhum profissional de saúde, teve a decência de nos informar o que se passava, a única respostas as nossas perguntas é que era tudo normal.
    Do nada, aparece a pediatra de serviço dizendo, que vão ter que transferir a minha filha para o Pediátrico de Coimbra, assim, sem ais nem menos, transferiram a minha menina e deixaram-me a mim e ao meu filho em Leiria, para quê? Porque assim, tanto eu como o meu filho saudável, contaríamos para as estatísticas, pois o meu menino só precisava de ganhar peso, para sair do internamento…
    Na folha, nos números, contaríamos como sucesso, a minha filha, ela, ficou sem a mãe durante 4 dias!!! O dever do Hospital de Leiria, é ter tido em conta que éramos 3, nós devíamos ter sidos transferidos junto com ela!!!
    Não aconteceu, porque os números, conta mais que os sentimentos duma mãe que tem o coração aflito por não saber o que estava a acontecer com o seu filho!!!!
    Portanto, NÃO, o Hospital de Leiria, NÃO tem a melhor pediatria do país, não podemos fiar só nos números que estão no papel, é preciso estar la, ver, sentir, o que realmente acontece naquela unidade!!!!

Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentário

Pergunta da Semana

Concorda com a suspensão das obras em curso no areal na praia do Pedrógão em agosto?

Loading ... Loading ...
Clique aqui para ler uma notícia referente à Pergunta da Semana
Capa Região de Leiria edição 4036 de 24 julho 2014

Escreva-nos

foxyform




Newsletter Powered By : XYZScripts.com