Assinar
Sociedade

Distrito de Leiria candidata sete projectos à Missão Sorriso

Estão a decorrer as votações para os projectos da Missão Sorriso. Basta clicar no projecto da sua preferência em missaosorriso.continente.pt para ajudar a que seja financiado.

Estão a decorrer online as votações para os projectos da Missão Sorriso. O prazo de votações decorre este mês e basta clicar em missaosorriso.continente.pt para escolher o projecto que mais lhe agrada e aumentar as probabilidades de poder ser financiado.

No distrito, há sete projectos candidatos este ano ao apoio da Missão Sorriso, da iniciativa dos hipermercados Continente com o apoio da Direcção-Geral da Saúde.

Concorrem lado a lado com mais 117 projectos a nível nacional, apresentados por hospitais pediátricos, maternidades, hospitais gerais ou agrupamentos de centros de saúde, mas também por entidades colectivas sem fins lucrativos com intervenção nas áreas da saúde maternoinfantil e do envelhecimento activo.

As entidades promotoras no distrito são o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral I, o Centro Hospitalar Leiria-Pombal – Hospital de Santo André, o Centro Hospitalar Oeste Norte, a Sociedade Artística Musical dos Pousos, a Acompanha – Cooperativa de Solidariedade Social de Peniche e a Delegação Centro da Alzheimer Portugal.

Propõem, entre outros objectivos, prestar cuidados domiciliários a pessoas dependentes, monitorizar sinais vitais das crianças internadas na pediatria através de uma central de dados, adoptar sistemas de monitorização de crianças e bebés para prevenir situações de risco, adequar a consulta externa à população sénior, animar instituições de apoio à terceira idade através das artes,  e melhorar a qualidade de vida dos doentes de Alzheimer, famílias e cuidadores.

A Missão Sorriso, que já vai na sua nona edição, nasceu em 2003 como “resposta às necessidades dos serviços de pediatria e neonatologia de hospitais em zonas de influência das lojas Continente”.

Nos últimos oito anos contribuiu com cinco milhões de euros, angariados através da venda de produtos da Leopoldina e de donativos.

Este ano, o CD da Leopoldina inclui vários clássicos infantis interpretados por nomes conhecidos do panorama musical nacional e conta com a participação de dez escolas portuguesas, entre as quais o Colégio Dinis de Melo, de Amor, Leiria, a Secundária D. Pedro I, de Alcobaça, e a Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha.

Concorrentes da região:

Sorrisos sobre Rodas
O projecto, do ACES Pinhal Litoral I, visa a prestação de cuidados de saúde multidisciplinar, a nível domiciliário e comunitário, a pessoas em situação de dependência, grávidas, puérperas e recém-nascidos em risco psicossocial.

Um serviço de pediatria amigo das crianças e famílias
Centralizar no posto da equipa de enfermagem a captação por monitores de sinais vitais das crianças internadas na pediatria é um dos projectos propostos pelo Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), que visa manter cada criança no quarto adequado à sua idade e evitar deslocações.

Humanizar… com segurança
O Centro Hospitalar Oeste Norte aposta na adopção de sistemas de monitorização de crianças e bebés de forma a prevenir ocorrências que as coloquem em risco.

MAIOR – Movimento, Autonomia, Independência, Oportunidade, Recuperação 
Adaptar a área da consulta externa para a população idosa e promover um envelhecimento activo e saudável através da prática de exercício fí sico e estilos de vida saudáveis é outra proposta da unidade de Leiria do CHLP.

Novas Primaveras
Dar continuidade ao programa que se centra na música, e integra dança, teatro e artes plásticas é o propósito da Sociedade Artística Musical dos Pousos. Destina-se à população sénior, em lares, centros de dia, unidades de cuidados paliativos e hospitalares.

Estimular para viver
O projecto da Alzheimer Portugal – Delegação Centro visa equipar sala de fisioterapia e a sala de Snoezlen, integradas no Centro de Dia em construção no concelho de Pombal.

Mais – Mobilizar e Agir por Idosos com Saúde
A Acompanha – Cooperativa de Solidariedade Social de Peniche aposta numa intervenção de proximidade, para diagnosticar as situações de maior carência no âmbito da saúde, social e cultural dos idosos do concelho. E propõe implementar, através de uma equipa multidisciplinar,  actividades de prevenção, rastreio e despiste junto da população alvo.

(notícia publicada na edição de 16 de Dezembro de 2011)


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados