Assinar
Cultura

Orfeão de Leiria promove workshop de percussão com materiais reutilizados

Bilhas, garrafas de água, bidões de metal e plástico, colheres de pau, travões de carros são alguns dos “instrumentos” do workshop “Lixo com ritmo”, a organizar pelo Orfeão de Leiria entre 28 e 30 de março.

Bilhas, garrafas de água, bidões de metal e plástico, colheres de pau, travões de carros são alguns dos “instrumentos” com os quais os participantes irão interpretar peças rítmicas, associadas à cultura urbana, no segundo workshop “Lixo com ritmo”, do Orfeão de Leiria.

Workshop destina-se até a quem não tem formação musical

A iniciativa, que se realiza entre os dias 28 e 30 de março, pretende proporcionar a todas as pessoas o contacto com a música através da percussão. Mas a todas mesmo: o workshop é destinado a participantes dos 6 aos 96 anos, tenham ou não formação musical.

Neuza Bettencourt, diretora pedagógica da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), sublinha a importância da iniciativa.

“Este é um projeto muito interessante pela relação que estabelece entre as suas componentes artísticas e ambientais, permitindo-nos colocar as pessoas em contacto com os ritmos e com a música, e consciencializá-las do que podemos fazer para reutilizar e trazer de novo alguns objetos para as nossas vidas, de forma original”.

O workshop será orientado por Joaquim Alves, mentor do projeto, e António Casal, professor de percussão da EMOL. No final, os participantes terão oportunidade de mostrar, num concerto, uma combinação de sons em construções rítmicas e melódicas, que foram desenvolvendo ao longo dos três dias de formação. O concerto final, tal como toda a formação, terá lugar no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento.

As inscrições no workshop têm um preço de 15 euros e podem ser formalizadas no Orfeão de Leiria, situado na Avenida 25 de Abril, em Leiria, ou através do e-mail geral@orfeaodeleiria.com.

Os bilhetes para o concerto final têm um custo de três euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados