Assinar
Sociedade

Astrónomo amador fotografa “duplo sol” no Bombarral

Um astronomo amador do Bombarral observou um raro fenómeno atmosférico raro e registou-o em fotografia. Na prática, o fenómeno cria a ilusão da existência de dois sois no céu.

Um astronomo amador do Bombarral observou um raro fenómeno atmosférico raro e registou-o em fotografia. Na prática, o fenómeno cria a ilusão da existência de dois sois no céu.

Joaquim Vitorino, numa nota divulgada pela Câmara do Bombarral, explica que se trata de “um fenómeno atmosférico de extrema beleza e raridade nos países do sul, e quando aparecem são alguns segundos. Neste caso eu tive o privilégio de ter tempo suficiente pois tirei 22 fotografias ao longo de 20 minutos”. Este raro acontecimento na atmosfera foi registado dia 1 de julho na localidade de Vermelha, Bombarral.

 

O astrónomo amador, natural da localidade de Pó, refere ainda que o fenómeno resulta da presença de “cristais de gelo na alta atmosfera, que são projetados num ângulo de 60 graus nas nuvens mais baixas, provocando os sois fantasmas, áurea e arco-íris, como neste caso”. Explica ainda que este acontecimento é denominado de parélio. “No passado estes fenómenos eram vistos como um prelúdio de grandes acontecimentos, quer negativos ou positivos”, acrescenta.


Secção de comentários

  • Cândida figueiredo disse:

    Exmo , Senho. venho por este meio , vendo que percebe de telescópios , eu . Precisava , de alguém desponivel para me montar vários telescópios , que o meu marido fez e eu doei há sociação Paúl Pato , Patrimonio da natureza Tornada Caldas da Rainha, tendo varios telescópios um deles todo electricidade , é ai que eu perciso de alguém que perceba, pois eles tem em muitas visitas , giadas, agradecia uma resposta ou alguém aqui na zona ,eu pago deslocação e montagem obrigado pela sua atenção seme poder ser útil agradeço.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.