Assinar
Sociedade

Escultura de Anjos Teixeira furtada de quinta nas Cortes

O original de uma das estátuas do conjunto que homenageia as “Mulheres de Leiria”, situado à entrada do Parque Municipal, na cidade de Leiria, foi furtado há cerca de três semanas da Quinta de Santo António do Freixo, freguesia de Cortes, Leiria.

O original de uma das estátuas do conjunto que homenageia as “Mulheres de Leiria”, situado à entrada do Parque Municipal, na cidade de Leiria, foi furtado há cerca de três semanas da Quinta de Santo António do Freixo, freguesia de Cortes, Leiria.

O original da figura em primeiro plano foi furtado nas Cortes

Jorge Santo, proprietário do espaço, já apresentou queixa na GNR e apela a quem encontrar a obra que contacte as autoridades policiais, ou a quinta pelo telefone 919 951 332. Promete, por outro lado, compensação a quem contribuir para a sua localização.

Segundo adiantou ao nosso jornal, o original da figura que surge em primeiro plano entre as restantes “Mulheres de Leiria” é, a exemplo do conjunto escultórico, uma peça da autoria do escultor Pedro Anjos Teixeira e data de 1940.

A estátua foi oferecida, à época, ao médico e poeta Américo Cortez Pinto, então proprietário da Quinta de Santo António do Freixo, e ali se manteve até à atualidade, ao lado de uma outra escultura.

Sem estimativa quanto ao valor da obra, Jorge Santo realça o facto de se tratar de uma peça única, que há décadas tem marcado a história da quinta.

(Notícia publicada na edição de 13 de julho)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados