Assinar
Sociedade

Polémica na Caranguejeira obriga à saída do pároco

O clima de tensão entre parte da população da Caranguejeira e o até aqui pároco local, Joaquim Baptista, culminou com o afastamento do sacerdote. A polémica que envolve o presidente da da Junta local, obrigou à intervenção do bispo.

A saída do sacerdote foi confirmada na última terça-feira, em comunicado, pela Diocese de Leiria-Fátima. Fora transmitida dias antes à população.

Mas o caso que alimentou a polémica na paróquia vem de trás. E promete continuar. O Lar de São Cristóvão, na Caranguejeira, é o epicentro de um enredo ainda não totalmente esclarecido mas que mobilizou protestos. De tal dimensão que a Diocese acedeu ao pedido do sacerdote, dispensando-o de continuar na paróquia.

Joaquim Mónico, presidente da Junta local e até há poucos meses diretor e colaborador remunerado da instituição, a par com o pároco ex-presidente do lar, são as personagens centrais do conflito. Para já, da colisão de sensibilidades resultou a saída do pároco, substituído por Jorge Guarda, vigário geral da Diocese.

O bispo António Marto aceitou a saída do padre Joaquim Baptista (Fotografia de arquivo: Joaquim Dâmaso)

Histórias há, caro leitor, que são fáceis de contar. Daquelas que são escritas recorrendo-se à fórmula: “o caso conta-se numa penada”. Não desta vez. As versões divergem, pormenores há que ficam por contar.

Parece contudo incontornável que a continuidade na direção do lar por parte do presidente terá sido o rastilho que incendiou os ânimos. Centremo-nos pois nos factos em que convergem as duas versões: Joaquim Mónico reformou-se. A lei não lhe permitia acumular a reforma com o vencimento que auferia no lar. Mas atente-se como Paulo Antunes, membro da assembleia de freguesia, relata a situação criada a Joaquim Mónico que descreve como sendo alguém de uma profunda dedicação ao lar:

“Teve muitas vezes que ultrapassar a oposição sistemática dum elemento diretivo apenas interessado em arranjar pseudocasos para
complicar as suas ações, denegrir a sua imagem e assim tentar desmotivá-lo”.

Venceram “as calúnias e intrigas”, sendo que Joaquim Mónico “acabou por ceder, pedindo mesmo a reforma e logo de seguida a demissão da direção”, explica.

Conta ainda Paulo Antunes que o presidente da Junta foi convencido a recuar na sua decisão de sair, atendendo “à importância da sua permanência”.

Em dezembro, adianta, foi “aprovada pela direção a sua permanência e nas condições acordadas”.

Manifestação na calha

Contudo, o pároco “influenciado pelo outro elemento diretivo descontente com a solução encontrada, tomou a decisão unilateral de demitir verbalmente todos os elementos da direção”, conta ainda Paulo Antunes.

A situação deteriorou-se. Nos últimos dois meses a tensão avolumou-se. Ao permitir a saída do presidente da Junta da direção do lar, o pároco dava o dito por não dito, acusava-se.

Uma comissão de indignados surgiu. Manifestações de protesto foram programadas. Chegaram a estar mobilizadas cerca de 400 pessoas para se manifestarem durante uma reunião do conselho económico da paróquia, adianta Paulo Antunes para exemplificar a indignação popular.

A manifestação não se realizou porque a reunião foi transferida para Leiria. O pároco Joaquim Baptista garante que não voltou com a palavra atrás porque nunca houve qualquer acordo.

“Não houve acordo nenhum, houve sim pressão para que ele [Joaquim Mónico] continuasse no lar e continuasse a receber de outra maneira, ilícita, não digo ilegal, ilícita”, revela.

“Naturalmente que não concordei com essa situação”. E acrescenta: “não tomo atitudes drásticas e irrefletidas, vou dando espaço para as pessoas refletirem, mas quando vejo que as pessoas não aceitam que a legalidade seja reposta, reajo dizendo que não há condições para continuarmos”.

Contudo, “os visados reagiram mal e como tinham a máquina montada, puseram-se na sombra com outras pessoas a fazer barulho, mas eu não estou para ser enxovalhado”, lamenta.

Saída contra ilegalidades

O resultado foi o pedido “aosenhor bispo que me dispensasse da paróquia quando vi que as pessoas não estavam dispostas a viver neste contexto da legalidade”, remata.

Joaquim Mónico, por seu lado, não se quer alongar em comentários. “Lamento todo o desenrolar deste caso”. Quanto ao facto de o problema residir na sua eventual remuneração, esbate o argumento. “Eu exercia o cargo de forma voluntária, sei bem o que é legal, a minha preocupação era que os utentes não fossem prejudicados”, sublinha.

Já em relação ao acordado com a direção para continuar em funções, é perentório: “foi falado entre quatro paredes e é como o segredo da confissão, lamento que chegue à praça pública”.

Caberá agora a Jorge Guarda, vigário-geral da Diocese, encontrar uma solução para este caso. Isso mesmo adiantou, na última terça-feira, a Diocese no comunicado em que anuncia que o bispo António Marto aceitou o pedido de dispensa do pároco, após “diversas formas de pressão e animosidade, no sentido de manter a direção e o referido colaborador em funções”.

Para além de agradecer o serviço prestado por Joaquim Baptista, o bispo dirige-se aos paroquianos da Caranguejeira, apelando a que “todos se esforcem por criar condições de convivência fraterna”.

Contudo, o presidente de Junta avisa: “Uma guerrilha é fácil começar mas acabar com ela é difícil”.

(Notícia publicada na edição de 20 de julho de 2012)

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

  • Matos disse:

    Parece que a discórdia em torno do lar acaba com a saída do Sr. Joaquim Mónico e o do Padre Baptista, dois dos rostos visíveis desta guerra.Mas a máquina continua montada e a tal corrupção que se ouve falar entre os poderes capitalistas e os seus poderosos, não parece sair afetada. E a incerteza de que algum dia os “outros” venham a ser punidos, mantem-se.

  • OZO disse:

    … mais uns dos esquemas da corrupção desenfreada
    entre política, farmacêutica e um dos maiores empregadores da zona,
    que tenta ser desmascarada e onde a única pessoa que tenta deitar o esquema a baixo é a única que sai prejudicada…

    gosto muito do sitio onde vivo (caranguejeira) ,
    mas a passividade com que a população se deixa roubar por pessoas ditas poderosas, e apenas ficam nos suas toca queixando-se que está tudo mal, é incrivelmente triste… Lamento, mas começo achar que merecemos esta podridão, enquanto não fizermos nada em contrario.

    ps. (pensem nisso quando futuramente passarem por esse lar e sejam obrigados também a levarem os medicamentos que alimentam esse trio, como tem acontecido à maior parte dos idosos presentes neste estabelecimento)

  • Gumercindo disse:

    O profissionalismo de Joaquim Mónico é tal que não bastam a reforma antecipada e os ordenados acumulados. Sem dúvida que fará falta à instituição!

    Isto, ironicamente falando.

    Lamento que, depois de lançada a confusão na vila, a desinformação leve a que a população coloque pessoas deste calibre num pedestal. Mas parece-me que todos precisam de heróis…

  • pauloadriano disse:

    "Já em relação ao acordado com a direção para continuar em funções, é perentório: “foi falado entre quatro paredes e é como o segredo da confi ssão, lamento que chegue à praça pública”."
    Ou seja, parece que não lhe interessa falar dos acordos subreptícios que fazem para poder continuar a, digo eu, ter benefícios financeiros de cargos públicos que ocupam…

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados