Assinar
Desporto

Novo rebento da Vangest é um jipe de competição

O grupo de empresas da Marinha Grande acaba de apresentar um veículo todo-o-terreno construído de raiz. Uma sonante operação de marketing que visa captar a atenção da indústria automóvel.

Está marcada para o outono, na mítica prova de Portalegre, a estreia em competição do Vangest JH12 by Grandesign, o primeiro veículo todo-o-terreno concebido pelo grupo empresarial da Marinha Grande, que aplica assim, num projeto de raiz, competências acumuladas durante 26 anos nas áreas do design, engenharia, prototipagem, moldes e produção para a indústria automóvel.

Victor e Carlos Oliveira querem estrear o JH12 em competição no outono (fotografia: Grupo Vangest)

Um protótipo de topo, com capacidade para ganhar corridas, tal como os carros dos maiores construtores. E agora que o motor do JH12 já ronca no terreno, com o campeonato de todo-o-terreno no horizonte, o lugar de piloto está reservado para Carlos Oliveira, administrador do Grupo Vangest – em parceria com o irmão, Victor Oliveira – e 25º classificado no Paris-Dakar de 2003.

Desenvolvido ao longo de nove meses, o JH12 tem o contributo de várias equipas e unidades do Grupo, lideradas pelo diretor-executivo da Grandesign, João Ornelas.

Foi esta mesma empresa que recentemente desenhou dois modelos de autocarro para circuitos urbanos na Bélgica e Holanda, que já se encontram ao serviço.

A Máquina

O motor BMW do recémnascido Vangest JH12 by Grandesign debita 280 cv e permite velocidades máximas de 195 quilómetros por hora. Trata-se de um motor de três litros biturbo diesel apoiado por uma caixa sequencial de seis velocidades.

Com 4,6 metros de comprimento, o JH12 apresenta uma distância entre eixos de 2900 milímetros e pesa 1900 quilos.

A carroçaria é em fibra de vidro e fibra de carbono, com reforços de kevlar, um material resistente e leve. A percentagem de incorporação nacional, no Grupo Vangest, é de 70%.

Leia a notícia completa na edição de 20 de julho de 2012 do REGIÃO DE LEIRIA, em papel ou online.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados