Assinar
Sociedade

Duna da Praia da Vieira vai ser limpa com ajuda do GPS

Amanhã, sábado, na praia da Vieira, várias dezenas de pessoas vão aliar a prática de geocaching à proteção da natureza.

Amanhã, sábado, na praia da Vieira, várias dezenas de pessoas vão aliar a prática de geocaching à proteção da natureza.

O geocaching é uma atividade que, com o auxílio de um recetor de navegação por satélite (GPS), visa encontrar uma cache ou tesouro, colocado num determinado local. O “casamento” entre geocaching e a proteção da natureza vai dar lugar a uma atividade este sábado, dia 1, na praia da Vieira. Será uma das primeiras ações de CITO (Cache in, trash out) na região e visa a recolha do lixo nas dunas na margem esquerda da foz do Lis, na praia da Vieira.

“Sou frequentador assíduo daquela zona e verifiquei que existe muito lixo no local”, explica Artur Gomes, responsável pela ação que arranca amanhã, pelas 9 horas, e tem por finalidade a remoção e seleção do lixo espalhado pela duna norte da praia.

Ao final da tarde da última terça-feira, Artur Gomes estimava em mais de seis dezenas de participantes previstos para a atividade de limpeza, associada ao geocaching.

Contudo, mesmo quem quiser aparecer e associar-se à limpeza no próprio dia, é bem-vindo assegura. Para começar, é importante guardar as coordenadas do ponto de encontro: N 39 52.639 W 8 58.193.

Acresce que os participantes – caso não sejam em número excessivo – serão brindados, no final da manhã, com uma aula gratuita de surf, bodyboard ou skimming.

E há sempre a possibilidade de realizar mais uma busca às caches. Existem várias naquela zona, explica Artur Gomes, também conhecido como Gato Maltês no mundo do geocaching.

Amanhã, o GPS está direcionado para ajudar a praia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados