Assinar
Cantinho dos Bichos

Todos os cães do canil de Óbidos foram abatidos devido a surto de parvovirose

Todo os cães que estavam no Canil Municipal de Óbidos, num total de seis, foram abatidos devido a um surto de parvovirose, doença altamente contagiosa, informou hoje a autarquia.

Canil Municipal de Óbidos já voltou a entrar em funcionamento

Todo os cães que estavam no Canil Municipal de Óbidos, num total de seis, foram abatidos devido a um surto de parvovirose, doença altamente contagiosa, informou hoje a autarquia.

Respondendo à onda de indignação que se multiplicou nas últimas horas nas redes sociais, e que apontava para o encerramento do canil e o consequente abate de todos os animais que ali estavam acolhidos, a Câmara de Óbidos negou hoje o fecho daquele serviço e esclareceu que os seis cães foram de facto mortos devido a doença.

“Os animais que foram alvo de eutanásia no Canil Municipal de Óbidos estavam infetados com parvovirose, uma doença altamente contagiosa e que degrada, de forma violenta, a vida dos animais infetados, e impossibilitando que outros animais sejam colocados no canil municipal”, avançou a autarquia em comunicado.

Segundo a mesma informação, a situação foi identificada na manhã do dia 15 de outubro, quando um funcionário se dirigiu ao Centro de Recolha Oficial do município de Óbidos para proceder à limpeza e alimentação dos cães que lá se encontravam.

Nesse momento foram encontrados vários animais prostrados, “com diarreias de sangue e com vómitos frequentes”. Perante o cenário, o funcionário informou o veterinário ao serviço do município, que diagnosticou parvovirose. As tentativas para salvar os animais não tiveram sucesso.

“Dado o estado avançado da doença foi tomada a decisão de aliviar o sofrimento dos animais através da eutanásia, que se procede de acordo com normas sugeridas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária”, acrescenta a autarquia.

O canil ficou fechado durante duas semanas, para desinfeções sistemáticas de modo a prevenir futuros contágios. Atualmente, está a funcionar “de forma normal”, tendo recebido já três animais, que estão disponíveis para adoção.

Segundo a Câmara de Óbidos, o Canil Municipal “tem condições de excelência, que não se encontram na maior parte dos concelhos do país, tendo o serviço de veterinária avançado, ao longo dos últimos anos, com várias campanhas de sensibilização, contra o abandono e de adoção de animais”.

A infraestrutura está equipada com seis boxes e tem capacidade para 18 cães pequenos ou seis grande. Em média alberga dez animais.

A autarquia frisa ainda que o mesmo serviço tem organizado campanhas de esterilização de animais de rua, em colaboração com a Associação Rede Leonardo.


Secção de comentários

  • BAPTISTA LOPES disse:

    ____MISERÁVEIS A QUEM MANDOU FAZER ESTA CHACINA, QUEM TEM CONHECIMENTO DESTA ATROCIDAD__E? OS AUTARCAS? O PRESIDENTE DA CAMARA? SEJA QUEM FOR NÃO DEIXA DE SER UM ASSASINO AUTORIZADO.________

  • Claudia Cristina disse:

    Nao podemos excluir a parcela de culpa de cada um de nos, enquanto cidadaos, posto que e do conhecimento publico o triste fim que aguarda os animais dos canis municipais.

    Temos de apoiar as associacoes de protecao a animais. Elas sobrevivem com imensas dificuldades, mas fazem de tudo para que nao precisemos de lamentar essas e outras situacoes de desprezo e desrespeito pela vida desses queridos amigos de 4 patas.

  • Sara disse:

    Parece que ainda vivemos na Idade Média. Eu só espero que se faça justiça, e que quem praticou estes actos de crueldade sofra, grãozinho a grãozinho, aquilo que fez. E por mim, os seres humanos que assassinaram os pobres indefesos podem ser torturadinhos até à morte, que eu não sinto um pingo de pena ou de compaixão. Que seja feita justiça, divina ou terrena, magia negra ou voodo, ou seja o que for, mas que paguem pela desumanidade, pela crueldade e pela tamanha estupidez de que são capazes!

    Que Deus guarde os cãezinhos que partiram. Que Deus os proteja e cuide deles, é só o que eu peço.

  • nuno disse:

    Pena que o Sr Telmo Faria não tenha apanhado tambem a Parvovirose – os cães não faziam mal a ninguem, ao contrário de muitos politicos corruptos e aldrabões.

    Se nós tratassemos os nossos politicos como este tratou os pobres animais os nossos problemas estariam terminados.

    Porcos sem coração – os verdadeiros ANIMAIS são eles!

  • joana disse:

    E pelos caes que vi nas fotos nenhum deles era bebe! E a parvovirose em cães adultos, por aquilo que li "Os sintomas clínicos da Parvovirose são: (entre outros) Os cães adultos não imunizados podem apresentar infecções suaves ou inaparentes que resultam em soro-conversão." Podem dizer o que entenderem. Para mim foi um caso de negligencia.

  • marta disse:

    parvovirose? então não repararam nos sintomas? Os animais no canil não levam vacinas para prevenção e as de lei obrigatórias? A parvovirose faz parte dessas vacinas…. e exames, não? Sei lá para prevenir eventuais contágios?
    Vergonha…. isso sim! Desculpas e fracas….

    • Maria Eugénia Colaço disse:

      Sim, sim… Ficaram assim de repente, sem sintomas prévios, e logo todos os cães no mesmo estado avançado da doença. Quer dizer, no dia anterior estavam bem; no dia a seguir, a parvovirose já era intratável. O senhor veterinário municipal e a CMO devem pensar é que nós todos somos PARVOS.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados