Assinar
Cultura

Biblioteca da Batalha disponibiliza mais de 150 obras para surdos, cegos e amblíopes

A pensar nas pessoas com necessidades especiais no domínio da leitura, a Biblioteca Municipal da Batalha criou uma área que disponibiliza mais de 150 títulos para surdos, cegos e amblíopes.

A pensar nas pessoas com necessidades especiais no domínio da leitura, a Biblioteca Municipal da Batalha criou uma área que disponibiliza mais de 150 títulos para surdos, cegos e amblíopes.

O espaço dispõe de diverso material informático de auxílio àquele tipo de leitores, adquirido no âmbito do projeto “Ler é Ver”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais recente é o PLIP – Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada, que disponibiliza no mesmo kit, a mesma obra trabalhada em multiformatos, tais como o Braille, o alto-relevo, áudio-livro, vídeo-livro ou em escrita simplificada.

Para aceder às obras disponibilizadas em formato acessível, basta consultar o catálogo online da Biblioteca da Batalha e, nos resultados da pesquisa, verificar se contêm uma de duas menções: “registo digital” ou “texto em braille”.

O empréstimo é totalmente gratuito, sendo as obras em suporte físico enviadas para o domicílio e os ficheiros digitais via internet. O procedimento carece apenas de que o requisitante seja leitor da Biblioteca Municipal, devendo fazer prova documental da sua incapacidade.

Entretanto, no próximo dia 4 de janeiro, às 21h30, o Auditório Municipal da Batalha acolhe o lançamento do segundo P.L.I.P., que disponibiliza a obra da autoria de Margarida Fonseca Santos, “Uma questão de azul escuro” em diversos formatos alternativos, num trabalho que envolveu docentes e alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, Rede de Bibliotecas Escolares da Batalha, entre outros organismos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados