Assinar
Cultura

Museu da Batalha eleito o melhor de Portugal em 2012 (vídeo)

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi eleito o Melhor Museu Português 2012, anunciou hoje a APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) foi eleito o Melhor Museu Português 2012, anunciou hoje a APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

Finalista na principal categoria dos prémios APOM, o museu da Batalha superou os concorrentes – Casa Manuel de Arriaga, no Faial (Açores), e o Museu da Baleia, no Caniçal (Madeira) – e foi considerado o melhor de 2012 em Portugal.

Nos prémios APOM 2012, nota também para as menções honrosas entregues ao Museu da Casa Rego Vasconcelos, em Almofala de Cima (Figueiró dos Vinhos), ao Museu Municipal de Alvaiázere e ao Museu de Arte Sacra e Etnologia, de Fátima (Ourém).

O MCCB tem como slogan “museu de todos para todos”, porque envolveu, e continua a envolver, a população na tarefa de contar a história do concelho. Além disso é um museu dotado de excecionais condições de acessibilidade, tendo sido pensado para receber visitantes em cadeira de rodas, surdos e cegos ou amblíopes.

“Queremos que esta seja uma montra do concelho, um espaço que dê a conhecer aquilo que fomos, aquilo que somos e o que queremos ser”, explicou o presidente da Câmara da Batalha, António Lucas, na inauguração do espaço, no início de 2011.

O museu conta a história da Batalha desde a origem do universo, passando pela pré-história, a presença dos romanos em Collippo, a construção e evolução do Mosteiro da Batalha e a etnografia, até ao presente.

O MCCB está aberto de quarta a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. O bilhete normal custa 2,5 euros.

O presidente da Câmara, António Lucas, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA, na inauguração do MCCB, no início de 2011, os objetivos do museu agora premiado:

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados