Assinar
Cultura

Câmara de Leiria recebe 1.750 euros por reveillon privado no Castelo

Promete ser uma noite especial e é certamente inédita. Na passagem de 2012 para 2013, o Castelo de Leiria vai acolher pela primeira vez um reveillon.

Promete ser uma noite especial e é certamente inédita. Na passagem de 2012 para 2013, o Castelo de Leiria vai acolher pela primeira vez um reveillon.

Mas, ao contrário de outros eventos preparados na região para celebrar a entrada do ano novo, a festa 2gether013 é privada e os convites circulam de forma restrita na internet.

Dado que o Castelo é património classificado como monumento nacional, os promotores precisaram de requisitar o espaço à tutela, a Câmara de Leiria. O vereador Gonçalo Lopes adianta que o município vai receber 1.750 euros, o valor máximo definido por regulamento, incluindo taxas. Vale a pena?

“A atividade” vai “permitir o acesso controlado e limitado de 150 pessoas, respeitadoras do património, num ambiente de recriação do imaginário histórico”, argumenta o responsável pelo pelouro da Cultura.

Acresce que “todos os eventos de maior e menor logística têm sido desenvolvidos com acompanhamento técnico, no sentido de assegurar a preservação e conservação do monumento”, refere.

A iniciativa 2gether013 surge de “um grupo de amigos de Leiria” que procuram “uma noite diferente”, explica Pedro Jácome, da organização.

No ano passado reservaram as Grutas de Mira de Aire, antes tinham festejado no antigo cinema Império, no Oceanário de Lisboa e em embarcações ancoradas nos rios Tejo e Mondego. Sempre festas temáticas.

Este ano, o código de vestuário é reis e rainhas. Em sintonia com o cenário, os paços reais. Cada convidado paga entre 65 e 85 euros, conforme a data em que adquire a sua entrada.

O Castelo de Leiria tem sido palco de espetáculos de música, dança e teatro, conferências, atos protocolares e eventos de empresas, públicos e privados.

Gonçalo Lopes considera que há “condições para desenvolver atividades que dignifiquem o espaço pela temática ou representatividade sociocultural local”. Os critérios estão definidos no regulamento em vigor.

(Notícia publicada na edição de 7 de dezembro de 2012)


Secção de comentários

  • Alexandra disse:

    São 1750,€ além das despesas e condições que estão agregadas… como segurança privada, seguros de preservação de património e afins que são ao encargo da organização que tem de estar legalmente registada! (condições disponiveis no site da Camara Municipal de Leiria… e agora? Será que depois de fundamentarem as opiniões mudam? Note-se que não tenho qualquer ligação a este evento!

  • Loiro disse:

    O Região de Leiria é isto:
    Em 4 comentários: 2 positivos (ênfase na iniciativa privada e no dinamismo possível do Castelo) e 2 negativos (1750 Euros… 1750 Euros…), o Região de Leiria teve o cuidado de selecionar para a sua edição "papel" apenas os comentários fáceis e que não acrescentam nada…

  • Carlos Francisco disse:

    Finalmente o Castelo começa a ser dinamizado. Esquecido e abandonado durante anos, o ex-libris da nossa cidade começa agora a ganhar vida. Em todo o país, castelos até com menos potencial do que o de Leiria são palco habitual de eventos de diversa natureza. Nesta cidade já estamos habituados aos velhos do restelo. Os mesmos que criticaram o Entremuralhas, que se veio a confirmar ser uma aposta de sucesso. Parabéns à CMLEIRIA e parabéns aos agentes culturais, públicos ou privados que vão pondo esta cidade a mexer.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados