Assinar
Sociedade

Comunicado da Câmara de Leiria sobre as consequências do mau tempo no concelho

Condições atmosféricas adversas, desde as 18 horas de dia 18 de janeiro (sexta-feira), até cerca das 20 horas de dia 19 de janeiro (sábado), com rajadas de vento superiores a 130 km/hora, causou a ocorrência de danos materiais em todo o Concelho de Leiria. Até ao momento, não há registo, felizmente, de quaisquer vítimas.

As rajadas de vento provocaram a queda de árvores, algumas de grande porte, bem como de linhas de eletricidade, afetando o abastecimento de luz em praticamente todo o concelho de Leiria. Os danos estenderam-se ainda a outras infraestruturas, como telhados e muros.

Os cortes de energia provocaram, por sua vez, falhas nos sistemas de bombagem das captações e reservatórios de elevação de água, levando a que algumas localidades ficassem sem abastecimento de água.

Esta situação levou a que se solicitasse a colaboração da EDP, que disponibilizou geradores de energia, para permitir que fosse reposto o circuito de abastecimento de água o mais rapidamente possível.

No âmbito da proteção civil, foram mobilizadas as quatro corporações de bombeiros do concelho e trabalhadores do Município de Leiria, a que se juntaram Juntas de Freguesia, particulares, empresas e elementos da Base Aérea nº 5, para proceder à limpeza das vias, por forma a que voltassem a ficar transitáveis.

Este esforço ainda não está concluído, já que, até ao momento, se registaram centenas de ocorrências, esperando-se que, em breve, a eletricidade e o abastecimento de água sejam repostas em todo o concelho.

Atualmente, a principal prioridade é a reposição do abastecimento de eletricidade em todo o Concelho de Leiria, cujas estruturas ficaram fortemente danificadas, estando a EDP a mobilizar todos os seus recursos de forma a garantir o fornecimento de energia no mais curto espaço de tempo possível.

Apelamos a todos os munícipes que mantenham a serenidade e o sentido de entreajuda para podermos ultrapassar esta difícil situação, que afetou habitações de particulares, instituições, associações e empresas.

Finalmente, agradecemos o esforço desenvolvido pelos Bombeiros Municipais de Leiria, Bombeiros Voluntários de Leiria, Maceira e Ortigosa, Juntas de Freguesia, EDP, SMAS, Base Aérea nº 5, Regimento de Artilharia nº4, delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, assim como de particulares e empresas, no sentido de minimizar os impactos negativos das más condições atmosféricas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados