Assinar
Cultura

Cinema chinês no arranque de um fevereiro cheio de inspiração chinesa em Leiria

O cinema chinês está em destaque no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, de 5 a 23 de fevereiro, num ciclo que convida os espectadores a viajar através da imagem.

O cinema chinês está em destaque no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, de 5 a 23 de fevereiro, num ciclo que convida os espectadores a viajar através da imagem.

Esta é uma das atividades paralelas ao VIII Fórum Internacional de Sinologia, que acontece em Leiria de 21 a 23 de fevereiro, subordinado ao tema “China: Viajar no Tempo e no Espaço”. A iniciativa é do Instituto Português de Sinologia, Município de Leiria e Instituto Politécnico de Leiria.

“Pequenas Flores Vermelhas”, de Wang Shuo

Programa do ciclo de cinema:

– Dia 5 de fevereiro, pelas 15 horas, passa o filme “Pequenas Flores Vermelhas”, baseado no livro de Wang Shuo e realizado por Zhang Yuan, que narra a história de um rapaz que, devido às ausências prolongadas dos seus pais, é entregue aos cuidados de um internato.

– Dia 9 de fevereiro, às 15 horas, é exibido “Mulheres Jasmin”, baseado no romance de Su Tong e realizado por Hou Yong. Conta-nos a história de amor de três gerações de mulheres da mesma família.

– Dia 16 de fevereiro, pelas 15 horas, é a vez de “Fascinado para sempre”, filme realizado por Chen Kaige, em torno de Mei Lanfang, talentoso nascido numa conhecida família de cantores da Ópera de Pequim, em 1894.

– Dia 21 de fevereiro, às 21 horas, é projetado o filme “Confúcio”, realizado por Hu Mei, que ilustra a vida de um dos mais famosos filósofos da história da humanidade, exemplo dos ideais de paz e harmonia.

– Dia 23 de fevereiro, às 15 horas, passa o filme “O caminho para casa”, realizado por Zhan Yimou, que retrata a história de uma jovem que regressa à sua aldeia natal para ajudar a mãe a preparar o funeral do pai.

A entrada em todas as sessões é gratuita.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados