Assinar
Sociedade

Alerta para forte precipitação, granizo e rajadas de 90 km/h na região

A partir da tarde de hoje, 21 de fevereiro, e durante o dia de amanhã, sexta-feira, está previsto um agravamento das condições meteorológicas na região: chuva forte, vento e queda de granizo.

A partir da tarde de hoje, 21 de fevereiro, e durante o dia de amanhã, sexta-feira, está previsto um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação intensa, acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir os 90 km/h nas regiões do litoral, sul e vale do Tejo.

O alerta é avançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê ainda agitação marítima em toda a costa oeste, com ondas entre 5 a 7 metros.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda à população as seguintes medidas de prevenção e precaução: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade; não atravessar zonas inundadas; ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas; fixar as estruturas soltas; ter cuidado na permanência e circulação junto de áreas arborizadas; não praticar atividades relacionadas com o mar e estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da proteção civil e forças de segurança.

O IPMA chama a atenção para as seguintes consequências:

– Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
– Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
– Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
– Danos em estruturas montadas ou suspensas;
– Possíveis acidentes na orla costeira;
– Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
– Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Está prevista uma melhoria significativa das condições meteorológicas a partir do meio-dia de sábado, 23 de fevereiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados