Assinar
Cultura

Segunda edição do Metadança vai mexer com Leiria

De amanhã, 18 de abril, até dia 29, Leiria festeja a dança inspirando-se nos seus escritores. É o segundo Metadança, festival organizado pela associação Metamorfose.

De amanhã, 18 de abril, até dia 29, Leiria festeja a dança inspirando-se nos seus escritores. Os percursos de Eça, Torga, Acácio de Paiva, Rodrigues Lobo e Lopes Vieira pela cidade marcam o compasso do segundo Metadança, o festival organizado pela associação Metamorfose – Hábitos em Mutação Associação Cultural.

A Companhia de Dança do Algarve apresenta em Leiria “Outra voz”, um espetáculo em que participa a comunidade de Faro (fotografia: Marco Santos)

Durante uma dúzia de dias, diversos espetáculos e atividades nas áreas da performance e da dança vão fazer mexer a cidade, com destaque para as propostas de rua, sobretudo a que nascerá da residência da Escola Superior de Dança em Leiria: os bailarinos farão parte da Rota dos Escritores de Leiria equipados com guardas-chuva, sendo o público convidado a juntar-se à dança com o seu próprio guarda-chuva.

O Metadança decorre em vários espaços culturais da cidade. Realce ainda para os outros espetáculos “site-specific”, criados propositadamente para o Palácio dos Ataídes e m|i|mo.

Programa:

Quinta, 18 de abril, 21 horas – Mostra de vídeo-dança – Projeto de Maya Deren (1º parte), no m|i|mo

Sexta, 19 de abril, 21h30 – “Outra Voz”, Companhia de Dança do Algarve, no Teatro José Lúcio da Silva. Após o espetáculo: “Dançar é Crescer”, à conversa com Paula Varanda (critica de dança do jornal “Público”).

Sábado, 20 de abril, 14h30 e 16h30 – “Elvira Conta Contos”, espetáculo infantil para crianças dos 4 aos 9 anos de O Corpo da Dança – Associação Cultural, no Moinho de Papel. Às 18 horas, segunda parte da mostra de vídeo-dança do Projeto de Maya Deren, no m|i|mo, seguido, às 19h30, do “site-specific” preparado pela Escola de Dança Clara Leão.

Segunda, 22 de abril, 10h às 13h e 14h às 17h – Serviço Educativo “Sopa de Letras”, no Moinho do Papel.

Terça, 23 de abril, 10h às 13h – Serviço Educativo “Sopa de Letras”, no Moinho do Papel.

Quarta, 24 de abril, 10h às 13h e 14h às 17h – Serviço Educativo “Sopa de Letras”, no Moinho do Papel.

Quinta, 25 de abril, 16 horas – “Revolução Urbana – Mostra de Danças Urbanas”, com escolas de dança de Leiria, no Centro Cívico.

Sexta, 26 de abril, 10h às 13h – Serviço Educativo “Sopa de Letras”, no Moinho do Papel. Às 19h30, no Palácio das Ataídes, “site-specific” pela Escola de Dança Clara Leão e SAMP. Às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, o GED – Grupo Experimental de Dança leva a palco coreografias de Rui Lopes Graça e João Fernandes.

Sábado, 27 de abril, a partir das 10h30 – MetaD’artes – Criações Urbanas – Mostra e venda de produtos de artesanato urbano, no Mercado de Sant’Ana. Às 11h, 15h e 17h, nas ruas do Centro Histórico de Leiria, “site-specific” “Chuva nas Palavras”, pela Escola Superior de Dança. Às 16h, no m|i|mo, vídeo-dança em Experimentação, pela Escola Superior de Dança.

Domingo, 28 de abril, 15h e 17h – Nas ruas do Centro Histórico de Leiria “Chuva nas Palavras”, pela Escola Superior de Dança.

Segunda, 29 de abril, 18h30 e 21h30 – Sessão de Cinema “Sonhos de Dança – Ciclo Pina Bausch”, no Teatro Miguel Franco.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados