Assinar
Sociedade

Deputado de Porto de Mós na CIMPL propõe descida do IMI

António Pires, deputado de Porto de Mós na assembleia da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIMPL), pretende que a avaliação patrimonial das habitações da região esteja de acordo com o real valor de mercado.

A proposta é de António Pires, deputado de Porto de Mós na assembleia da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIMPL) e pretende que a avaliação patrimonial das habitações da região esteja de acordo com o real valor de mercado.

Negociação só é possível para imóveis com valor patrimonial até 90 mil euros e índices de localização até 1,40

Para o conseguir, pretende que os presidentes de Câmara dos cinco municípios que compõem a comunidade – Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande e Pombal – proponham a revisão dos índices de localização, usados para cálculo do valor patrimonial dos prédios urbanos, nomeadamente para determinar o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.

A medida tomou a forma de proposta na Assembleia da CIMPL e foi aprovada dia 8, por unanimidade. Na prática, caso os autarcas solicitem e obtenham a redução dos índices de localização, o valor patrimonial das habitações desce, dinamizando o mercado e aumentando o número de proprietários que podem beneficiar da renegociação dos créditos à habitação para famílias em muito difícil situação financeira.

Essa negociação só é possível para imóveis com valor patrimonial até 90 mil euros e índices de localização até 1,40. Com a descida, mais famílias podem renegociar os créditos, defende António Pires.

O deputado está convicto dos benefícios da medida faltando apenas que “os senhores presidentes de câmara façam o seu trabalho, porque a Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos não reduzirá se ninguém o propuser”.

(Notícia publicada na edição de 16 de maio de 2013)

CSA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados