Assinar
Sociedade

Atlas vai levar comida e afetos aos idosos de Leiria a partir de setembro

Chama-se “Velhos Amigos” e deverá chegar a Leiria em setembro. O projeto, desenvolvido pelo Atlas – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, vai levar alimentos, cuidados médicos e apoio psicológico a idosos que vivem isolados na cidade.

Chama-se “Velhos Amigos” e deverá chegar a Leiria em setembro. O projeto, desenvolvido pelo Atlas – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, vai levar alimentos, cuidados médicos e apoio psicológico a idosos que vivem isolados na cidade.

Leiria vai seguir as pisadas de Coimbra onde, desde 2009, o Atlas apoia idosos que vivem sozinhos na alta universitária. Todos os sábados (incluindo feriados, Natal e verão), os voluntários da associação entregam refeições para o fim de semana em casa de 18 famílias previamente selecionadas. As visitas servem também para que os idosos possam conversar e ter uns minutos de companhia.

O programa dirige-se a pessoas com baixos rendimentos, défices alimentares, limitações físicas e sem base de apoio familiar e surgiu da constatação de que, em Portugal – e de acordo com os números dos Censos – mais de um milhão e duzentos mil idosos vivem sós ou em companhia de outros idosos. Para lá de prevenir o aparecimento de problemas associados a uma alimentação deficiente, o projeto dá acesso a consultas médicas da especialidade e contribui para a melhoria do bem-estar físico e psíquico dos utentes.

Por agora, e no que diz respeito a Leiria, o “Velhos Amigos” ainda está em fase de desenvolvimento, mas a presidente da direção do Atlas, Helena Vasconcelos, adianta que o programa a aplicar na cidade deverá ser “decalcado” daquele que está em curso em Coimbra e arrancará já com várias modalidades de apoio, incluindo cuidados de enfermagem e psicólogo.

A associação está a dialogar com as instituições de apoio a idosos e médicos de família do concelho, no sentido de “sinalizar os mais necessitados, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista social”, explica a responsável. Para já, prevê-se que o projeto inicie com 10 idosos, mas o objetivo passa por aumentar o número de beneficiários.

O Atlas trabalha na região há vários anos, mas só recentemente inaugurou instalações em Leiria. Está, desde o dia 13 de abril, sedeado na avenida Adelino Amaro da Costa.

Notícia integrante do Especial Vida Sénior, publicado na edição de 23 de maio de 2013.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados