Assinar
Cultura

Romanos invadem Pombal no domingo

Uma tentativa de homicídio, uma crucificação e um casamento, tudo na mesma tarde. Emoções não vão faltar no “regresso” dos romanos à cidade de Pombal, no próximo domingo.

Uma tentativa de homicídio, uma crucificação e um casamento, tudo na mesma tarde. Emoções não vão faltar no “regresso” dos romanos à cidade de Pombal, no próximo domingo.

1238320_637470182944083_283441336_nQuatro dezenas de figurantes vão convidar a população a viajar mais de 2.000 anos no tempo, transformando a Praça Marquês de Pombal num antigo mercado romano.

O evento é organizado pela associação Terras de Sicó que, através do projeto Villa Sicó, tem vindo a explorar o potencial turístico da herança deixada pelo povo romano nos concelhos de Pombal, Alvaiázere, Ansião, Soure, Condeixa-a-Nova e Penela.

“Queremos promover não só o Villa Sicó, como também os nossos produtos endógenos”, explica o diretor do projeto, João Vila Verde.

Num mercado marcadamente romano e onde a animação será constante (com música, dança, gastronomia e recriações de época) vão estar 35 produtores bem atuais, a mostrar o melhor que se produz na região de Sicó em 2013 – do mel ao azeite, passando pelo pão, enchidos e artesanato.

O mercado vai passar por todos os concelhos da zona de Sicó (Alvaiázere recebe os romanos a 13 de outubro), mantendo a mesma lógica, mas adaptando o programa de animação.

Programa em Pombal:

15h30 – Cortejo romano pelas imediações da cidade

16h15 – Tentativa de assassinato do governador

17h00 – Julgamento do assassino

17h45 – Revolta dos lusitanos

18h15 – Crucificação do Assassino

19h30 – Casamento Romano

20h00 – Espectáculo de Fogo

 

Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados