Circuito Cidade de Leiria acelera na Zicofa | Região de Leiria

Circuito Cidade de Leiria acelera na Zicofa

Com carros desportivos, clássicos e protótipos, es­peram-se dezenas de pneus “derretidos” no novo traçado da prova Circuito Cidade de Leiria, este domingo, dia 15.

Lizauto Motor Show 2010Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, a prova, em jeito de rallye sprint, realiza-se na Zona Industrial da Cova das Faias, freguesia de Marrazes, em Leiria. Um trajeto mais longo, onde são esperadas velocidades mais elevadas, atípicas neste género de competições, organizadas pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

Até agora, o estádio municipal de Leiria era o local escolhido para a prova mas o circuito, mais curto, onde os automóveis atingiam, no máximo, os 100 km/h, foi um dos aspectos para a deslocação, a par da logística associada à prova.

A “pista” na zona industrial tem uma longa reta… com 800 metros. Para precaver eventuais “deslizes” dos automóveis, a organização colocou várias chicanes nas zonas mais rápidas. Ainda assim, o percurso terá menos curvas, o que significa que os pilotos serão obrigados a desafiar as suas máquinas e levar os manómetros ao limite.

O espetáculo está garantido e quem o confirma é Valter Gomes, piloto de ralis, um habitué nestas andanças. Sobre o circuito, refere que adiciona uma “espetacularidade acrescida para quem estiver a assistir”, apesar de preferir que as provas se realizem nas zonas nucleares dos centros urbanos.
Segundo Pedro Alves, presidente do NDML, está prevista a participação de cerca de 70 concorrentes, entre carros desportivos, protótipos relativamente recentes ou até clássicos com mais de 30 anos.

 

Zonas de público

8h15 é quando se inicia a primeira manga. As restantes três a serem cronometradas e classificadas prolongam-se durante todo o dia

4 zonas para público: duas junto à meta na empresa Lusiaves, outra junto às Bombas do Liz e mais uma em frente da Leiriviga

28.8 km, esta é a distância que cada carro anda, num total de 12 voltas dadas à pista

3 categorias: clássicos, desportivos e protótipos

 

 

Francisco Grosso

Deixe um comentário

Pergunta da Semana

Concorda com a suspensão das obras em curso no areal na praia do Pedrógão em agosto?

Loading ... Loading ...
Clique aqui para ler uma notícia referente à Pergunta da Semana
Capa Região de Leiria edição 4036 de 24 julho 2014

Escreva-nos

foxyform




Newsletter Powered By : XYZScripts.com