Assinar
Saúde

Escola de Peniche lança gelado inovador de kefir e algas

Um gelado fabricado de kefir e algas nasceu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, destacando-se pela inovação e benefícios para a saúde.

Um gelado fabricado de kefir e algas nasceu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, destacando-se pela inovação e benefícios para a saúde.

gelado
Novo gelado é adequado para intolerantes a lactose

A criação é do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) daquela escola do Instituto Politécnico de Leiria foi oferecida no fim de semana na gelataria Emanha, na Figueira da Foz.

Rui Pedrosa, coordenador do GIRM, salienta a importância desta criação, que “demonstra bem a ligação entre a investigação do instituto, as empresas e o mercado”, o que tem sido “uma grande aposta, com resultados excelentes, como é o caso deste gelado”.

Segundo o responsável, o gelado tem um gosto surpreendente e é bastante saudável. Feito artesanalmente à base de kefir – uma colónia de microrganismos que ajuda à regulação da flora intestinal e melhoramento do trânsito intestinal – e de algas marinhas é, além de inovador, um produto que é, inclusivamente, adequado para consumidores intolerantes a lactose.

As altas garantem-lhe um elevado potencial nutricional e funcional, pois permitem a adição de compostos naturais com grande capacidade antioxidante e tem a presença de ácidos gordos benéficos para a saúde, como os ómega 3.

A investigação que deu lugar ao gelado foi realizada entre 2012 e 2013 e obteve um financiamento de pouco mais de 40 mil euros, no âmbito do programa de financiamento QREN/IAPMEI.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados