Assinar
Cantinho dos Bichos

Apadrinhe um animal e deixe-o viver em liberdade

São animais selvagens que não têm casa ou abrigo certo, refeições prontas àquela hora, nem um dono que os mime um pouco. Não têm nada disto, mas podem ter um padrinho

São animais selvagens que não têm casa ou abrigo certo, refeições prontas àquela hora, nem um dono que os mime um pouco. Não têm nada disto, mas podem ter um padrinho.

ginetaPara quê? Para garantir que recebem todos os cuidados necessários para a sua recuperação e devolução ao meio natural, assegurando a conservação da espécie e da natureza.

A associação ambientalista Quercus tem no ativo três Centros de recuperação (Castelo Branco, Montejunto e Santo André) que integram a rede nacional de centros sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza, cujo objetivo é recuperar animais selvagens debilitados e devolvê-los à liberdade. A prioridade é dada às espécies ameaçadas mas muitas são as que recebem os cuidados dos centros. Atualmente existem meia centena de animais, a maioria aves, a receber tratamentos nestas “casas de acolhimento” e que aguardam recuperar para voltar à natureza.
Entre as principais vantagens do apadrinhamento está “uma forma original de conhecer e colaborar na preservação de diferentes espécies de fauna selvagem”, refere a associação.

O apadrinhamento de um animal pode ir dos 25 euros, no caso de mochos e corujas, aos 100 euros, para as águias-reais, cegonhas pretas, abutres negros e gatos bravos e, em troca, os “novos pais” recebem um certificado de apadrinhamento, uma fotografia do afilhado, informação da evolução da recuperação do seu animal e poderão assistir à sua libertação quando chegar a altura de o devolver ao meio natural.

O animal que aparece na fotografia, uma gineta, de nome científico Genetta genetta, está no Centro de Santo André e é só um exemplo dos cerca de 50 que são acompanhados a nível nacional.

Para ser padrinho basta contactar um centro ou a Quercus, por telefone, email ou pessoalmente, e juntar-se à causa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.