Assinar
Sociedade

Cerimónia fúnebre de viúva do general Humberto Delgado amanhã em Alcobaça

Maria Iva Delgado morreu hoje, dia 2, com 105 anos. Viúva do general Humberto Delgado, Maria Iva de Andrade Delgado encontrava-se bastante doente há já algum tempo

Maria Iva Delgado morreu hoje, dia 2, com 105 anos. Viúva do general Humberto Delgado e mãe de Iva Delgado, Maria Iva de Andrade Delgado encontrava-se bastante doente há já algum tempo.

Digitalizar0265A informação é avançada pelo Expresso e foi confirmada à agência Lusa.

Era uma “mulher discreta, como muitas outras da sua geração, mas que mesmo assim teve uma presença pública nos momentos centrais da campanha eleitoral de 1958, em que o seu marido, desafiando o poder estabelecido, se candidatou à presidência da República”, disse a historiadora Maria Inácia Rezola ao Expresso.

Depois do marido desafiar Salazar na apresentação da sua candidatura à Presidência da República, em 1958, com a frase “obviamente, demito-o”,Maria Iva acompanha o marido com coragem. Numa das imagens mais célebres dessa campanha – relativa à chegada de Delgado à estação de Santa Apolónia, em Lisboa – Maria Iva enfrenta de pé a força da GNR que procura intimidar a comitiva”, acrescenta Maria Inácia Rezola.

Maria Iva nasceu em Leiria a 13 de maio de 1908 e era filha do compositor modernista Carlos de Andrade. A 26 de fevereiro de 1930, casou com o tenente piloto-aviador Humberto Delgado, e tiveram três filhos: Humberto Iva, Maria Humberta e Iva Humberta.

De acordo com uma nota biográfica fornecida pela família à Lusa, a influência de Maria Iva foi “determinante no sentido de Humberto Delgado pedir asilo político ao Brasil, país onde estiveram juntos pela última vez em 1960”.

“Apesar da sua sensibilidade tradicional de mãe de família, Maria Iva Delgado acabou por ter um papel indiscutivelmente político enquanto mulher e depois viúva do ‘General Sem Medo’, só tendo autorizado a trasladação dos restos mortais de seu marido para Portugal após a restauração da democracia”, refere a nota divulgada pela Lusa.

Maria Iva era avó do músico Alexandre Delgado, do ex-secretário de Estado do Ambiente do Governo Sócrates, Humberto Rosa, e de Frederico Delgado Rosa autor de “Humberto Delgado – biografia do General Sem Medo”.

O corpo estará em câmara ardente, ao final da tarde de hoje, na igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. No sábado, dia 4, será celebrada missa às 10 horas e o funeral seguirá para o jazigo da família em Cela Velha, concelho de Alcobaça.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados