Assinar
Atletismo

Atletas juniores de atletismo brilham no campeonato distrital em Pombal

No distrito de Leiria, a Juventude Vidigalense renovou os títulos no setor feminino e masculino, seguida do Clube de Atletismo da Marinha Grande. O último lugar do pódio coube à UD Santiago da Guarda (masculinos), e à AD Bairro dos Anjos (femininos). Em Santarém, o GAF foi vencedor em masculinos

As competições nacionais de atletismo em pista coberta chegam este fim de semana a Pombal, com a fase de apuramento para o Nacional de Clubes. Contudo, nas últimas semanas têm sido frequentes as provas distritais que têm distinguido os atletas da região.

No último fim de semana, 18 e 19 de janeiro, realizaram-se os Campeonatos Distritais de Juniores.

Nos clubes do distrito de Leiria, a Juventude Vidigalense renovou os títulos no setor feminino e masculino, com uma margem menor que na época passada, sobre os restantes clubes e alcançou dez títulos individuais.

Em segundo lugar, em ambos os géneros, ficou o Clube de Atletismo da Marinha Grande. O último lugar do pódio coube à União Desportiva de Santiago da Guarda, em masculinos, e à Associação Desportiva Bairro dos Anjos, em femininos.

1518816_705678292799736_1834827475_oNo setor feminino, destaque para a vitória de Filipa Eutíquio (JV) nos 800 metros, com recorde pessoal de 2m20s43cs. Sónia Machado (JV), ainda juvenil de primeiro ano, venceu o salto em comprimento apenas a 1cm do seu recorde pessoal, saltando 5,18 metros, enquanto Larissa Vieira estreou-se com as cores da JV também a vencer os 60 metros barreiras, em 9.25 segundos. Melanie Santos (JV) venceu os 3000 metros e Bruna Santos, Camila Soares, Ana Conde e Sara Mota (JV) constituíram a equipa campeã distrital de 4×200 metros.

A atleta do Núcleo de Desporto Amador de Pombal Diana Cordeiro, ainda juvenil, sagrou-se de forma antecipada campeã distrital nos 3.000 metros marcha, uma vez que foi a única atleta a apresentar-se na linha de partida.

Destaque ainda para Cátia Ferreira (NDAP) que conquistou a medalha de bronze nos 1.500 metros e ainda o 4º lugar na prova dos 800 metros, ficando a escassos 2 segundos dos mínimos para os Campeonatos Nacionais de Juniores.

 

baA equipa do BA-Leiria,  depois de alguns anos de ausência, voltou às competições distritais.  Com uma equipa em renovação, mostrou o que tem feito nos últimos anos e conseguiu coletivamente o 3º lugar em femininos. Nos pódios individuais, Gabriela Carvalho na prova de 60 metros, Maiara Silva em salto com vara e Bruna Costa nos 3.000 metros terminaram todas na terceira posição. Já na prova de estafeta de 4×200 metros as atletas Maria Inês Lecuona, Margarida Silva, Maiara Silva e Gabriela Carvalho alcançaram o 2º lugar.

Em masculinos, o BA-Leiria ficou-se pela sétima posição e a vitória foi para a JV.

Duarte Eusébio (JV) esteve em especial destaque ao vencer os 60 metros barreiras, prova onde melhorou o seu recorde pessoal em quase 1 segundo, terminando com 9.15 segundos, e alcançou ainda um novo recorde pessoal no salto com vara com 3,30 metros, que lhe valeu o terceiro lugar do pódio. João Leal, juvenil de primeiro ano, esteve também em evidência ao alcançar dois excelentes recordes pessoais, nos 400 metros com 53.65 segundos e nos 200 metros com 24.16 segundos. Miguel Carreira venceu o lançamento do peso com recorde pessoal de 14,36 metros, melhorando em cerca de 1 metro o anterior recorde. As restantes vitórias foram alcançadas por Miguel Pinheiro no salto em altura com 1,85 metros, Dyllan Pedro nos 400 metros com 51.07 segundos e por intermédio de Rodrigo Duarte, João Leal, Marco Rodrigues e Miguel Lopes na estafeta de 4×200 metros.

DSCN0329O Clube de Atletismo da Marinha Grande também pode festejar o título por oito ocasiões. Foi ainda quatro vezes vice-campeão e cinco vezes terceiro. Beatriz Dinis e João Pinto sagraram-se campeões distritais nos 60 metros. Nos 400 metros, Bárbara Coelho ocupou o 3º lugar no pódio. No salto em comprimento Suzana Cruz foi vice-campeã, e Ângelo Santos foi o campeão, Miguel Morais ocupou a 3ª posição no pódio. No triplo salto Ângelo Santos e Miguel Morais sagraram-se campeão e vice-campeão respetivamente, e Suzana Cruz na mesma prova obteve um título de 1º lugar. No salto em altura, Alexandre Lucas foi vice-campeão, Beatriz Domingues foi campeã e Mariana Bento ocupou o 3º lugar. Maria Inês Domingos foi 3ª classificada no lançamento do peso, e nos 200 metros femininos, Beatriz Dinis foi 1ª e Andreia Monteiro foi 3ª classificada. Nos masculinos, João Pinto arrecadou o 1º lugar.

Nas provas referentes ao distrito de Santarém, o Grupo de Atletismo de Fátima sagrou-se Campeão Regional, com 118 pontos contra os 81 pontos do C.N. de Rio Maior.

P1000882Joel Pereira esteve em destaque alcançando o pleno de vitórias nas provas em que participou, sagrando-se campeão em salto em altura com 1,80 metros, salto em comprimento com 6,40 metros e de 60 metros barreiras com 8,53s. João Cancela venceu os 400 metros com a marca de 52,67s e nos 200 metros com a marca de 24,01s. Luís Pereira sagrou-se vencedor no lançamento do peso com a marca de 13,04 metros, alcançando desta forma um novo recorde pessoal com o peso de 6 kg. A estafeta composta pelos atletas Fábio Pereira, Miguel Sousa, Guilherme Almeida e João Cancela foi ainda campeã na estafeta 4×200 metros, com a marca de 1m38s02cs.

Sagram-se vice-campeões, Carlos Prino no salto em altura e no salto em comprimento, João Marto nos 60 metros planos, e subiram ao terceiro lugar do pódio, Guilherme Almeida nos 200 metros e Bernardo Gonçalves no salto em comprimento.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados