Assinar
Mercado

Exportação de physalis cria emprego em Leiria

A exportação de physalis para o norte da Europa vai criar 15 postos de trabalho em Leiria, no âmbito de uma iniciativa liderada pela marca Fresh Fruit Portugal.

A exportação de physalis para o norte da Europa vai criar 15 postos de trabalho em Leiria, no âmbito de uma iniciativa liderada pela marca Fresh Fruit Portugal.

Atualmente na fase de angariação de produtores, o projeto de cariz familiar com sede na freguesia da Maceira compromete-se a fornecer plantas, equipamentos, acompanhamento técnico e acesso aos canais de comercialização.

Os aderentes recebem uma parcela de terreno pronta e podem esperar obter um rendimento médio de 800 a 900 euros por mês, em troca da colheita.

De acordo com Helena Matias, diretora de produção da Fresh Fruit Portugal, a Colômbia é o principal fornecedor mundial de physalis, que tem boa procura na Alemanha, Holanda e Reino Unido, onde é vendido em supermercados e consumido fresco, sobretudo.

A empresa de Leiria surgiu em 2012 e tem somado clientes internacionais que lhe permitem encarar uma nova etapa, de expansão da atividade. O modelo encontrado passa por reunir parceiros interessados em assegurar a produção na campanha de 2014.

O fruto é cultivado durante cerca de cinco meses, entre julho e novembro, o que significa um rendimento potencial acumulado de 4.000 a 4.500 euros.

Além da physalis, a Fresh Fruit Portugal comercializa outros produtos agrícolas nos mercados externos, de que são exemplo o maracujá, a framboesa, alfaces e algumas espécies de pimentos.

(Notícia publicada na edição de 9 de janeiro de 2014)

CG

p26_physalis agricultura 00-cor JD
Helena Matias, diretora de produção da Fresh Fruit Portugal

 


Secção de comentários

  • Muralina Pinto disse:

    Boa tarde,estou a escrever estas palavras porque queria fazer uma plantação de Physalis sou de Bustos Oliveira do Bairro pertence Aveiro se podia falar com os Sr,para fazer o favor se me podiam informar para compra das physalis .Obrigada pela Atenção.

  • CARLOS disse:

    BOM DIA ESTOU INTERESADO EM DESARRoLHAR UM PROJETO COM Physalis peruviana QUERIA SABER EM QUE ME PODEM AJUDAR TENHO VARIAS HECTAREAS DE TERRA NO LITORAL DA FIGUEIRA DA FOZ E DINHEIRO PARA INVESTIR

  • lourenco disse:

    Como faço para me inscrever no próximo workshop sobre fisalis?qual o investimento necessário para produzir um hectare?ainda vou a tempo se começar a plantar entre meados ou final de maio.deste ano?fico a aguardar anciosamente a vossa resposta.

  • ilidio loure disse:

    Desejava obter informações sobre como marcar um workshop para me iniciar na produção de fisalis.qual o investimento para a produção de um hectare em Coimbra.

  • Manuel Pereira disse:

    boas
    ola gostaria que me dessem algumas dicas para plantação de physalias tenho alguns terrenos
    livres e já tenho em alguns locais plantas de physalias e vejo que produz muito bem
    pois seria uma boa maneira de cria alguns postes de trabalho se e que o fruto tem um bom escoamento.
    também gostaria que me informasse nessa parte.
    atenciosamente Manuel Pereira 935539632
    Obrigado?

  • Arlinda Adegas disse:

    Boa noite,
    Tenho 2hectares para cultivo,estava a pensar em cultivsr pyisalis,
    Pois já conheço a planta,tenho algumas para consumo proprio.
    como escuar a produção?

  • Ana Canha disse:

    Estou a iniciar projeto para produção de Physalis, existe alguma associação de produtores que já tenham mercado para comercializar o produto?
    Obrigada

  • José Melo disse:

    Boa noite, estou a programar um projecto de cogumelos em tronco ( SHIITAKE ) e os Fisális em 2 mil metros de terreno, peço informação e preços de semente ou planta de 15 a 20 cm para plantar, obrigado

  • virgilio teixeira disse:

    boa noite,
    estou a ponderar iniciar uma produçao de physalis no norte pais, distrito do porto. A volta de 1ha. alguma hipótese de aconselhamento tecnico, compra de plantas, venda da produção, etc?
    agradeço toda a informação.
    obrigado.

    Virgílio Teixeira

  • Mónica Oliveira disse:

    Boa noite,
    Estou a ponderar a hipótese de um financiamento jovem para a produção de physalis no centro litoral do país. Esta possível produção seria em estufa de hidroponia ou aeroponia qual o vosso parecer técnico para esta ideia ainda um pouco embrionária? Aguardo, obrigada.
    Mónica Oliveira

    • paulo disse:

      estou interessado em produzir Physalis na Região de Loures como devo arranjar/ tipo de estrume cavalo? para o terreno,, onde comprar as plantas a que preço ,dicas de rega ,como comercializar depois a produção.
      Peço ajuda Obrigada.

    • José Melo disse:

      Boa noite Sr. Diogo, estou em projecto de cogumelos e estou interessado em sementes ou plantas de 15 a 20 cm, peço preços e como será feita a entrega, o projecto será em Maceira- Montelavar- Sintra, obrigado

  • manuela carvalho disse:

    ola, estou a ponderar a hipotese de meter um projecto para a produçao de physalis no norte do país. talvez 1ha. alguma hipotese de aconselhamento tecnico, compra de plantas, venda da produção, etc? agradeço qq informação. obrigada
    manuela carvalhó

  • luis manso disse:

    Ola a todos os interessados pela physalis,

    Estou a escrever aqui para deixar o nosso contacto physalusa@gmail.com, de responsabilidade de Luís Manso. Represento a empresa Physalusa especializada na cultura da physalis.

    Caso tenha produção, ou queira saber mais sobre a produção de physalis passe pelo nosso blogue – http://physalisperuvian.blogspot.pt/ ou contacte para o email physalusa@gmail.com

    Bom cultivos e bons desafios.

    Atentamente
    Luís Manso

  • miguel disse:

    boa noite,
    estou a pensar entrar no negocio de physalis mas estou com algum receio. Algum dos senhores, utilizadores do respectivo blog, conseguiu vender as suas produções? Não sei se depois será facil vender a empresas nacionais ou tentar exportar o fruto?! obrigado

  • pedro alcobia disse:

    ola bom dia ! tenho cerca de 300 plantas physalis ja a produzir em ferreira do zêzere.e nao sei como comercializalas! Pedro Alcobia contacto-916056083

  • Nuno Silva disse:

    Boa tarde, estou a pensar em cultivar physalis na zona centro( Tramagal /Abrantes) talvez em estufa, gostaria de saber qual a produção que teria em 450m2. Haveria hipótese de produzir para vocês? Atenciosamente. Nuno Silva
    Contato 936677089

  • luis sarreira disse:

    Ola boa noite! Tenho um terreno em conversão e em 2015 ele ficará 100% biológico. Estou interessado em cultivar physalis e gostava de entrar em contacto consigo para perceber mais sobre esta cultura e mercado.

  • Irene Maia disse:

    Boa tarde! Estou a pensar em cultivar physalis em estufa no distrito de Viseu, haverá possibilidade de me comprarem a produção?
    Agradeço resposta.
    Obrigada

  • Susana disse:

    Boa tarde, estou a pensar cultivar physalis em 2ha. Existe possibilidade me comprarem a minha produção? Obrigada.
    Também gostaria de ter maracujás. No seu entender o que é que tem mais procura?

  • Manuel Simoes disse:

    Boa tarde. Estou em vias de produção do physalis e tenho nesta data cerca de 1500 plantas já mudadas para cuvetes em tabuleiros de 28, têm um tamanho médio de 3 cm de altura ainda não sei se vamos plantar ou vende-las na sua totalidade, agradeço a vossa informação. Região de Pombal
    Desde já os meus agradecimento
    Manuel Simoes

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados