Assinar
Cultura

O Pinhal das Artes está de volta e é o maior de sempre

Mais de 10 mil visitantes são esperados no Pinhal das Artes. O maior festival de artes para bebés e famílias do mundo está de volta com muito para ver, fazer e sentir.

Mais de 10 mil visitantes são esperados no maior Pinhal das Artes de sempre. Depois de um ano de interregno, o maior festival de artes para bebés e famílias do mundo está de volta com muito para ver, fazer e sentir até 6 de julho.

Nesta sétima edição, são 501 performances previstas para o Lugar das Árvores, em S. Pedro de Moel. Em pleno pinhal, explorando cantos e recantos, os primeiros três dias foram dedicados às creches e jardins de infância.

Mas a partir de amanhã, o festival organizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) abre portas a bebés, papás, mamãs, manos, primas, avós e tios. Há teatro, dança e muita música à espera de todos, em momentos especialmente pensados para o evento por companhias portuguesas, mas também da Bélgica e de Itália.

Além disso, há todo um universo de experiências descobrir: seja a observação de pássaros, a construção de instrumentos reciclados, passeios de carroça, recolha de fósseis e muitas outras propostas que acontecem no pinhal e nas tendinhas e cantinhos cuidadosamente preparados.

Ocupando uma área de floresta maior do que nas edições anteriores, o festival convida a percorrer novos caminhos, reais e imaginários.

“A ideia é não termos medo e levar os filhos para sítios inesperados”, revela Paulo Lameiro, que, na apresentação do festival, antecipou “a melhor edição de sempre do Pinhal das Artes”.

O diretor artístico sublinha a atividade nos 27 palcos, os mais de 260 artistas participantes e as duas centenas de voluntários envolvidos. “Mas não são estes números que verdadeiramente importam”, refere Paulo Lameiro, numa ideia reforçada pelo presidente da SAMP, Nuno Martinho:

“Não fazemos eventos para ter sucesso. O que pretendemos é levar às pessoas arte, em particular música, e mostrar o quão importante a arte e a música pode ser para as suas vidas”.

Por isso, o Pinhal das Artes surge como um oásis para as famílias num tempo em que tão pouco se pensa nelas. “Andamos preocupados com o acessório e esquecemos o essencial”, reconhece Paulo Lameiro. “No Pinhal das Artes, podemos parar e perceber o que temos dentro de nós. A música penetra mais fundo na alma humana, mais do que os fármacos e que as armas até”.

O bilhete diário custa 6 euros (sexta-feira 4 euros), enquanto a entrada a partir das 17 horas fica a 3 euros. O bilhete fim de semana inteiro custa 10 euros.

Consulte o programa completo do Pinhal das Artes aqui: http://goo.gl/p6kZHS


(Fotografias de arquivo: Joaquim Dâmaso)

ML

(Notícia publicada na edição de 3 de julho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados