Assinar
Mercado

Alcobaça usa turismo em prol da agricultura

Ligar a agricultura ao turismo e atrair consumidores para as marcas de Alcobaça é o objetivo maior do projeto Granja de Cister.

Ligar a agricultura ao turismo e atrair consumidores para as marcas de Alcobaça. Este é o objetivo maior de um novo projeto que envolve circuitos de visitação e a abertura de um espaço de exposição e venda de produtos locais.

O showroom Granja de Cister inaugurou nas instalações da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, organização com dois mil sócios ativos que é responsável por esta iniciativa.

Com 400 metros quadrados, a loja apresenta e comercializa bens de origem agrícola produzidos no concelho. Fruta, fruta transformada, hortícolas, vinhos, licores, azeites, queijos e enchidos, com destaque para a maçã, a pêra e a ginja.

Procura-se “promover a agricultura local, todos os associados e os seus produtos que valorizem Alcobaça enquanto região agrícola por excelência”, explica o diretor de serviços da Cooperativa, Ricardo Santos.

Em simultâneo, está prevista a criação de circuitos turísticos agregados em rede sob a marca Somos da Terra, que visam atrair visitantes às explorações agrícolas e dar a conhecer as boas práticas de respeito pelo meio ambiente, saúde e segurança alimentar.

“Alcobaça tem produto de elevada qualidade e as técnicas de cultivo utilizadas estão ao nível do melhor que há no mundo”, salienta Ricardo Santos.

A expectativa é que os consumidores tenham esta informação em conta na hora de escolher artigos e marcas nas prateleiras dos supermercados.

O projeto é mais uma prova de que o sector está bem vivo no concelho. “Historicamente tem um peso muito significativo. E desde 2008, com o agravar da crise, ainda maior”, afirma Ricardo Santos.

10506930_269687609884337_3316598697847202413_o
Showroom Granja de Cister funciona nas instalações da Cooperativa Agrícola de Alcobaça

CG

(Notícia publicada na edição de 19 de junho de 2014, editado para online)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados