Assinar
Cantinho dos Bichos

Eis o autor do “estranho” canto que dura horas na noite de Leiria

Há meses que, no centro da cidade de Leiria, à noite, ininterruptamente, se ouve um assobio monossilábico que se repete durante horas e horas. Saiba o que é.

Há mais de um mês que, no centro da cidade de Leiria, à noite, ininterruptamente, se ouve o “canto” de uma ave que ecoa por largas centenas de metros, numa cadência perfeita, fazendo lembrar uma sirene ou alarme.

Untitled-1
Mocho-pequeno-d’orelhas recuperado em Leiria em 2013

Uma pesquisa no local, deixa perceber que o insólito ruído tem origem numa árvore no jardim do Parque do “Avião”, perto do rio Lis. Mas o escuro da noite, nada mais permite vislumbrar. Afinal, que som misterioso é esse?

O REGIÃO DE LEIRIA pediu ajuda à Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves (SPEA). Enviada a gravação do misterioso som, eis a resposta.

“Trata-se de um mo­cho-pequeno Otus scops espécie que não sendo das mais comuns no nosso país, pode ainda assim ser ouvida na região de Leiria”, esclarece Hugo Sampaio, ornitólogo e técnico da SPEA.

O assobio monossilábico do mocho-pequeno-d’orelhas é ouvido numa cadência que o repete a cada três segundos, horas a fio. É ouvido a várias centenas de metros de distância.

“O que se ouve é o canto típico, será de comunicação/marcação de território”, acrescenta. Resolvido o mistério, fica a questão: até quando irá este som do mocho pequeno d’orelhas fintar o silêncio da noite?

“Poderá tornar-se mais raro daqui para a frente, quando as crias nascerem e os progenitores estiverem mais ocupados com a sua alimentação”, explica.

Curiosamente, em junho do ano passado, o REGIÃO DE LEIRIA deu conta de uma cria desta espécie que chocou com as janelas do Edifício 2000, no centro de Leiria, caindo no chão, atordoado.

Foi encaminhado para um centro de recuperação de animais selvagens, tendo sido posteriormente libertado na zona de Rio Maior. Terá regressado? “Não creio que seja dos que está por cá”, responde Pedro Santos, elemento do Movimento de Intervenção Animal que acompanhou o percurso da ave recolhida em Leiria há um ano.

Oiça aqui o mocho-pequeno-d’orelhas:

CSA/MG

(Notícia publicada na edição de 12 de junho de 2014)


Secção de comentários

  • Ana Maria disse:

    Aqui em Minas Gerais,uma cidade do interior chamada Itaguara estou sofrendo a dois anos com esse horrível canto,ele aparece no inverno, começa as 18:00 e só para ás 6:30 da manha quando já está claro. Não o conhecia até então, esta semana tive o desprazer de conhecer estava em cima de minha casa e depois foi para uma árvore do meu vizinho. Não aguento mais houvir esse alarme chato.Me ajude como fazer para capiturá-lo e mandar para bem longe.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.