Assinar
Cultura

Uma viagem à época do inspirador rei D. Dinis

Como era a vida no Castelo de Leiria no tempo de D. Dinis? Durante três dias o Castelo de Leiria recria a vida do rei trovador no Mercado Medieval.

Como era a vida no Castelo de Leiria no tempo de D. Dinis? A resposta é dada durante três dias, em mais uma edição do Mercado Medieval, que tem como tema este ano “Em Tempos D’El Rey D. Dinis”.

SCW_7806
São esperadas 10 mil pessoas na festa que começa esta sexta-feira e dura até domingo (fotografia de arquivo: CML)

A aposta do município é proporcionar um fim de semana de alargado programa de animação baseado nos tempos do rei que marcou aquilo que foi o desenvolvimento de Leiria e do país.

Um das grandes trunfos é a animação infantil. Peças de teatro, jogos tradicionais e a possibilidade de interagir com animais amestrados, na zona da fazenda dos animais, são algumas das propostas para os mais novos. “Há muita animação dedicada ao público que não paga para vir ao Mercado”, antecipa Gonçalo Lopes, vereador da Câmara de Leiria.

Assim, é feito “um convite para que as crianças visitem o castelo, o principal emblema histórico da cidade”. Até dez anos a entrada é gratuita, enquanto a partir dessa idade o bilhete custa 3 euros.

Para quem prefere petiscar ou jantar no monumento, este ano a oferta triplicou, com muito mais tabernas medievais a funcionar no recinto: a Taberna da Traição, a Taberna Real e a Taberna do Terreiro. Das atrações deste Mercado Medieval fazem também parte três acampamentos civis, com encenações da vida quotidiana, e um acampamento militar, com representações bélicas, treino de arco e mostra de armas.

Gonçalo Lopes destaca que, através do entretenimento, o Mercado Medieval vai ao encontro do trabalho que tem sido desenvolvido na cidade, procurando criar nos leirienses o “sentimento de identidade e de pertença”.

A partir desta sexta-feira e até domingo vão passar pelo Castelo de Leiria companhias que estão envolvidas em diversos mercados medievais pelo país. O de Leiria, tem vindo a crescer: no ano passado 6 mil visitantes. Este ano, a autarquia aposta num recorde, apostando chegar aos 10 mil visitantes.

Programa

 

JP

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados