Assinar
Mercado

Mais um prémio para a calçada portuguesa em placa de Porto de Mós

O conceito nasceu em Porto de Mós: produzir calçada portuguesa em placas standard. O projeto Calx é o vencedor do Prémio do Jovem Empreendedor.

O conceito nasceu em Porto de Mós: produzir calçada portuguesa em placas standard. Vocacionado para a exportação, o projeto Calx é o vencedor do Prémio do Jovem Empreendedor, atribuído pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

pav1A ideia desenvolvida por Nídia Alves, Romeu Amado e Eduardo Alves promete abrir novos mundos à calçada portuguesa. Por um lado, dispensa o envio de mão de obra especializada para o estrangeiro, por outro, permite um transporte mais fácil e económico, já que as placas têm reduzido peso e espessura. A mesma quantidade de pedra chega para cobrir o dobro da área, em relação ao método tradicional.

O processo industrial que valoriza um produto típico de Portugal e da região das serras de Aire e Candeeiros, onde é explorado desde os tempos da ocupação romana, está patenteado e chegou a finalista do Prémio Nacional de Indústrias Criativas em 2012.

Os artigos Calx são comercializados prontos a aplicar e com acabamento polido, em diversas cores e padrões.

Segundo Nídia Alves, têm existido contactos de empresas de construção civil com interesse na revenda do produto, algumas sediadas em Portugal e as restantes em países como os Estados Unidos, Brasil, Alemanha e França. Também há procura de intermediários comerciais a operar no Canadá, Costa Rica, Brasil, Inglaterra, Holanda, Suécia, Polónia, Japão, Austrália e Médio Oriente.

Depois de vários testes em fábrica, o prémio da ANJE é “o impulso que precisávamos para colocar a linha de produção a funcionar, uma vez que será aplicado em fundo de maneio essencial para matérias-primas, equipamentos e pagamento de serviços”, salienta Nídia Alves.

Menção Honrosa para EGG

A qualidade do projeto levou a ANJE a atribuir uma menção honrosa à EGG – Electronic Gadgets and Gizmos.

Também de Porto de Mós, a empresa de Tiago Morgado e Ricardo Roque desenvolve equipamentos que se propõem revolucionar o conceito de fichas triplas, melhorando o design e acrescentando funcionalidades.

O prémio inclui um prize money de 20 mil euros e um conjunto de apoios, onde se inclui um ano de incubação, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação e acesso a instrumentos financeiros e de acompanhamento da atividade

CG

(Notícia publicada na edição de 3 de julho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados