Assinar
Desporto

A pé, de canoa ou bicicleta: a Grande Rota do Zêzere fica pronta este ano

A Grande Rota do Zêzere fica pronta este ano e é a primeira do país a ligar a nascente à foz de um rio e atravessa dois concelhos da região: Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

É a primeira rota do país a ligar a nascente à foz de um rio e atravessa dois concelhos da região: Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. A Grande Rota do Zêzere está praticamente concluída e poderá ser percorrida na íntegra a partir de outubro. A pé, de bicicleta ou canoa – o meio de transporte é à escolha do freguês.

O projeto é da responsabilidade da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que desafiou 13 municípios a explorarem a ligação com o Zêzere e criarem uma estratégia comum para a exploração de um corredor ribeirinho.

Um investimento superior a um milhão de euros vai permitir a criação um percurso sinalizado, que se estende por 358,5 quilómetros. Ao longo do trajeto, haverá uma série de estações intermodais, que permitem ao utilizador trocar de meio de transporte.

“É um trabalho complexo”, nota o coordenador da ADXTUR, Rui Simão. O responsável explica que “muitos segmentos do percurso já estão concluídos”, mas que é agora preciso afinar os pormenores de sinalização e construir as estações de apoio aos utilizadores. Um trabalho que a associação espera ver concluído “em outubro, antes das primeiras chuvas”, adianta.

A partir daí, cada utilizador poderá explorar o percurso de acordo com os seus interesses pessoais. “Ao longo do Zêzere, há uma fauna e uma flora únicas da região, com espécies que só ocorrem nestes locais”, descreve Rui Simão, lembrando que a Grande Rota atravessa “muitas aldeias virgens, ainda muito preservadas”.

Mas às características naturais do percurso serão “agregados serviços diferenciadores, direcionados para públicos segmentados”, explica o responsável. Gastronomia, turismo rural, BTT e canoagem são apenas algumas das opções, que vão permitir que cada utilizador construa um percurso “à sua medida”, começando, parando e observadondo o que entender.

ponte sobre zezere ao longe barragem Bouça
A Grande Rota do Zêzere atravessa 13 concelhos, entre a nascente e a foz do rio Zêzere, estendendo-se ao longo de 358,5 quilómetros. Começa na Guarda e estende-se até Santarém, passando por Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande

Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt

(Notícia publicada na edição de 24 de julho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados