Assinar
Sociedade

Alcobaça comemora os 500 anos dos forais manuelinos

O município de Alcobaça comemora a partir deste sábado os 500 anos da outorga dos Forais de Alcobaça, pelo rei D. Manuel I.

O município de Alcobaça comemora a partir deste sábado os 500 anos da outorga dos Forais de Alcobaça, pelo rei D. Manuel I.

foralAs cartas forais afirmaram e reforçaram o exercício dos direitos autárquicos de Alcobaça, Alfeizerão, Aljubarrota, Alpedriz, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Paredes de Vitória, S. Martinho do Porto e Turquel.

As comemorações têm início dia 23, na Maiorga, e terminam a 20 de março de 2015, em Alpedriz, com o lançamento do livro “Forais de Alcobaça”, alusivo a todos os forais manuelinos do concelho.

Ao longo dos sete meses decorrem várias iniciativas promovidas pelo município, juntas de freguesia e escolas do conselho, como uma encenação alusiva à outorga dos forais, preparada pelos professores de História dos Agrupamentos de Cister, S. Martinho e Externato Cooperativo da Benedita.

O ponto alto dos festejos é a 1 de outubro de 2014, com uma sessão comemorativa no Mosteiro de Alcobaça, onde vão estar presentes todas as juntas de freguesia do concelho.

A sessão, marcada para as 14 horas, tem início com uma comunicação sobre os Forais Manuelinos, à qual se segue a representação de uma peça teatral alusiva ao Farol de Alcobaça. A anteceder um momento musical e a ginja de honra que encerram a sessão, decorre, às 16 horas, um debate subordinado ao tema “Dos Forais ao poder local”.

Os Forais Manuelinos marcaram a história destas localidades do antigo termo do couto de Alcobaça uma vez que, regulamentavam a vida económica das populações, ao fixar impostos, uniformizar os padrões dos pesos e medidas e afirmar liberdades, isenções e privilégios de foro social e jurídico dos vizinhos de cada concelho.

O foral de Alpedriz data de 20 de março de 1515, todos os outros foram assinados a 1 de outubro de 1514. A Câmara Municipal de Alcobaça recuperou, no ano passado, o Foral de Turquel e o Foral da Cela e adquiriu, este ano, o Foral de Alpedriz.

Programa:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados