Assinar

Crónica irregular: De Macau para Leiria

A Região Administrativa Especial de Macau é um território chinês que fica no sul, junto à província de Guangdong e a 60 Km de Hong Kong.

Sílvia Ferrão, docente do Ensino Superiorsilviaferrao@icloud.com
Sílvia Ferrão, docente do Ensino Superior silviaferrao@icloud.com

A Região Administrativa Especial de Macau é um território chinês que fica no sul, junto à província de Guangdong e a 60 Km de Hong Kong. É constituído pela península de Macau e as ilhas de Taipa e Coloane. É um dos locais com maior densidade populacional do mundo.

As principais festividades são o Ano Novo Lunar e o Festival do Outono. A maioria dos chineses tem apenas sete dias de férias por ano e é principalmente no Ano Novo Lunar que visitam a família, é uma altura que tem uma importância semelhante ao Natal no ocidente.

A cidade está sempre em movimento, fruto da atividade dos casinos, alimentada por cerca de 30 milhões de visitantes anuais.

Cheguei há dois anos e alguns dos meus desafios profissionais incluem: 1) A Avaliação positiva da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) da Licenciatura de Administração Pública, no Instituto Politécnico de Macau onde leciono na área de Informática de Gestão; 2) O projeto de investigação no Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, em que a parte mais visível, para já, é a página do Facebook, que podem ir acompanhando e já agora subscrever em: www.facebook.com/cgportugalmacauhk.

Como terra pequena (apenas 31 Km2), ainda hoje não sei se Macau é aquilo que esperava. Não é o paraíso… mas há pior!

(texto publicado na edição de 4 de setembro de 2014)