Assinar
Cultura

The Rococo Queen: Um desfile de emoção

Irreverente, elegante e ousada. Assim se define a coleção apresentada no desfile “The Rococo Queen”, durante o festival Entremuralhas, criada em Leiria por Kristine Kosta.

Irreverente, elegante e ousada. Assim se define a coleção apresentada no desfile “The Rococo Queen”, durante o festival Entremuralhas, no Castelo de Leiria. A união da alta-costura e da cultura gótica tem assinatura da estilista Kristine Kosta.

Kristine
Kristine Kosta

A moda assumiu, desde sempre, um espaço importante no festival. “Os góticos fazem questão de escolher a indumentária a rigor, por isso este é o festival onde o público vai mais bem vestido”, declara a estilista. “Todos têm muito cuidado com a imagem. É pensada ao pormenor”, acrescenta.

A última rainha de França, Marie Antoinette, ícone do século XVIII e da moda, é a musa inspiradora de Kristine: “A coleção representa várias facetas, desde o lado ingénuo e mais inocente da rainha, à boa vivante. Representa o estilo rococó e tem influência no gótico e barroco”.

Adaptadas aos dias de hoje, as peças, em tons rosa, lilás e preto, ganham vida com tecidos e materiais nobres, que caracterizam o requintado vestuário gótico, e ornamentos como rendas, fitas e pérolas.

A coleção apresentada desvenda a anatomia feminina, sobretudo na linha da cintura e peito, com novos cortes, linhas e formas, sensualidade, transparências, decotes acentuados, peças com armação, mais curta e flexível, e peças justas.

Para além de vestidos ou conjuntos de saia e top, a designer criou acessórios como gargantilhas e peças para o cabelo. “A rainha Marie Antoinette usava peruca e peças vistosas. Eu criei peças leves e elaboradas, que se usam facilmente”, conta Kristine, cujo ateliê está na praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

No desfile “The Rococo Queen”, a ideia foi inspirar e transmitir emoção: “As manequins dão vida a personagens, por isso, as criações, os penteados e a maquilhagem fazem o público entrar e viver a história”.

Presente pelo segundo ano consecutivo no Entremuralhas, aposta forte na banda sonora e na coreografia: “torna o sonho real”.

IMG_7075
As criaçõesrepresentam o estilo rococó e têm influências góticas e do barroco

JP

(Notícia publicada na edição de 28 de agosto de 2014. Editado para online)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados