Assinar
Sociedade

Heráldica e brasões reúnem especialistas mundiais no Mosteiro da Batalha

Especialistas mundiais em simbologia, heráldica, brasões e divisas estão a partir de hoje, quinta-feira e até sábado, na Batalha, na primeira iniciativa a nível mundial que trata o tema num encontro científico específico.

Especialistas mundiais em simbologia, heráldica, brasões e divisas estão a partir de hoje, quinta-feira e até sábado, na Batalha, para participar na primeira iniciativa a nível mundial que trata este tema num encontro científico específico.

badge“Existe, atualmente, por toda e Europa e mesmo fora dela, uma renovação científica particularmente dinâmica em relação ao estudo das empresas, código emblemático original, criado durante o século XIV e utilizado pela nobreza”, adianta Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha, explicando que falar-se de empresas naquela época é abordar a sua heráldica, simbologia, divisas ou motes.

“Empresas: um código emblemático europeu (1350-1550)” é a designação do colóquio internacional e este responsável esclarece que a escolha do período em análise se deve ao facto de ser “de transição fundamental entre a Idade Média e a Idade Moderna, em que se verifica todo um processo de afirmação e centralização do poder real”.

Entre os oradores no colóquio, encontram-se Michel Pastoureau, “uma das grandes referências, pelos seus estudos sobre as cores e simbologia medievais”, Laurent Hablot, da Universidade de Poitiers, e Miguel Metelo de Seixas, da Universidade Nova.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados