Assinar
Sociedade

Faleceu Vítor Crespo, antigo presidente da Assembleia da República

Vítor Crespo nasceu em Milagres, tinha 81 anos e foi ministro da Educação. Foi também presidente da Assembleia da República, embaixador da UNESCO e conselheiro de Estado

O antigo presidente da Assembleia da República Vítor Crespo morreu, aos 81 anos, na passada terça-feira, dia 30.

p17 vitor crespo

Atualização (às 11h50 do dia 2 de outubro)

As cerimónias fúnebres de Vítor Crespo realizam-se hoje, quinta-feira, a partir das 18 horas no centro funerário da Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, a partir das 14 horas, no crematório do cemitério dos Olivais, em Lisboa.

 

Texto original

Vítor Pereira Crespo, eleito pelo PSD, foi presidente do Parlamento na V legislatura, entre 1987 e 1991.

Uma das primeiras manifestações de condolências partiu da presidente da Assembleia da República. Assunção Esteves divulgou que “lamenta profundamente a morte do Professor Doutor Vítor Crespo”, classificando-o como “cidadão ativo sempre presente” e considerando “uma honra vê-lo incluído na história dos Presidentes da Assembleia da República”.

Vítor Crespo nasceu em Milagres, a 2 de dezembro de 1932, teve dois filhos e era formado em Ciências Físico-Químicas (1956), Doutor em Química pela Universidade da Califórnia (Berkeley), em 11962, e catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 1968 e 1995. Foi ainda professor catedrático de várias instituições de ensino superior.

Em 1972 assumiu o cargo de Diretor-Geral do Ensino Superior, em 1973 foi presidente do Instituto de Alta Cultura e em 1980 torna-se ministro da Educação e Ciência. Desempenhou a função no VI e VII governos constitucionais, e da Educação e das Universidades, no VIII governo constitucional, com Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão no cargo de Primeiro-Ministro, respetivamente.
Foi eleito deputado pelo PSD pela primeira vez em 1979 e vice-presidente do partido até 1988.

Entre os vários cargos públicos que o leiriense ocupou estão os de embaixador e representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris, em 1984 e 1985.

Vítor Crespo foi também conselheiro de Estado, entre 1991 e 1996. O presidente da República Cavaco Silva, numa mensagem de condolências, realça que “os que tiveram o privilégio de o conhecer pessoalmente recordarão ainda, e para sempre, a sua tocante afabilidade de trato. O País deve honrar a memória de um homem sabedor e digno, que amou a sua Pátria de forma admirável”.

Quem também quis expressar as condolências à família foi Fernando Costa, presidente da distrital de Leiria do PSD. “[Vítor Crespo] foi um homem sério e defensor das causas de Leiria. Sempre soube honrar o seu compromisso com os eleitores e deve ser um exemplo para os políticos mais jovens”, afirmou ao nosso jornal.

Durante o dia de quarta-feira ainda não era conhecido o local onde iam decorrer as cerimónias fúnebres.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados