Assinar
Sociedade

Tem uma ideia para reabilitar Leiria? Apresente-a

A Câmara de Leiria anunciou terça-feira a criação de concursos de ideias dirigidos à população, estudantes e especialistas para regenerar a cidade.

A Câmara de Leiria anunciou terça-feira a criação de concursos de ideias dirigidos à população, estudantes e especialistas para regenerar a cidade.

regeneracao
Resultados devem ser apurados no primeiro semestre de 2015

A iniciativa chama-se “Regeneração Urbana – Um Novo Impulso” e pretende também atrair investidores nacionais e internacionais.

“Este novo impulso e este projeto de regeneração urbana contém em si premissas nas quais nos reconhecemos: contar com a contribuição de todos, ouvindo a população, depositar esperanças na capacidade do nosso ensino superior em apresentar propostas credíveis, e incentivar os profissionais desta área a darem um novo fôlego na reabilitação da cidade”, adianta o vereador Ricardo Santos.

O município de Leiria definiu zonas piloto estratégicas de intervenção suscetíveis de receber ideias/projetos de regeneração urbana, articuladas com outras zonas onde já há projetos de reabilitação em curso.

Para isso, vão ser lançados três concursos de ideias: um concurso de auscultação à população, para que os leirienses possam participar e contribuir para os objetivos da reabilitação urbana; outro concurso para estudantes do Instituto Politécnico de Leiria, ligando a academia à comunidade e aos desafios concretos da realidade local; e um terceiro e último concurso dirigido especialmente a profissionais da área da arquitetura, urbanismo e desenvolvimento económico, onde se espera que possam surgir ideias/projetos capazes de atrair investidores para a sua concretização, garantindo a viabilidade económica.

Este último concurso tem já um prémio definido: cinco mil euros para o vencedor. Consulte mais informações sobre como participar aqui.

“No final, queremos atrair investidores nacionais e internacionais e essa é uma mais-valia já que se pretende corresponder as ideias à ação, neste caso ao investimento”, sublinha Ricardo Santos.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.