Assinar
Sociedade

Alcobaça volta a ser capital da doçaria tradicional

O Mosteiro de Alcobaça acolhe a partir de hoje, até 16 de novembro, domingo, mais uma edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

O Mosteiro de Alcobaça acolhe a partir de hoje, até 16 de novembro, mais uma edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

475747_426571444047059_1594335571_oA 16ª edição continua a ter lugar no Monumento Património da Humanidade, mas com alguns condicionalismos. A Direção-Geral do Património (DGPC) chegou a levantar reservas à continuação da mostra no Mosteiro, mas o evento mantém-se nos espaços mais nobres do monumento, como o refeitório e o claustro.

Em causa está, segundo a DGPC, a excessiva afluência de pessoas nos dias da mostra, que provoca uma carga considerável sobre o espaço.

Por essa razão, a Sala do Capítulo fica aberta à visita de turistas, mas deixa de ser utilizada para a mostra, minimizando os impactos, sobretudo na estatuária que se encontra naquele espaço.

Para o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, os condicionalismos em nada afetam o evento, que faz de Alcobaça a capital da doçaria conventual. Ao todo, são esperados mais de 40 participantes, entre presenças nacionais e internacionais, nomeadamente conventos e mosteiros portugueses: Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão e Tentúgal, entre outros, e também de Espanha, França e Bélgica.

Ao longo do evento haverá momentos teatrais, evocando a tradição monástica, histórica e literária. A entrada diária custa 1 euro, enquanto a pulseira para os quatro dias fica a 2,5 euros.

Horários:

Quinta-feira, 13 de novembro: 14 às 23 horas
Sexta-feira, 14 de novembro: 10 às 23 horas
Sábado, 15 de novembro: 10 às 23 horas
Domingo, 16 de novembro: 10 às 20 horas

Artur Ledesma
artur.ledesma@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados