Assinar
Mercado

Fábrica da Europac nos Marrazes faz o maior investimento em 13 anos

Novos equipamentos vão reduzir o tempo médio de produção de 16 para 5 minutos. Detida por capitais espanhóis, a antiga Portucel desenvolve embalagens de cartão ondulado.

A fábrica Europac em Leiria (antiga Portucel) vai receber um investimento destinado a melhorar e modernizar a produção de embalagens de cartão ondulado. A empresa anunciou no final de outubro que o projeto ascende a 12,4 milhões de euros e contempla outras duas unidades industriais, localizadas em Ovar e Guilhabreu.

A fábrica localizada nos Marrazes, com 124 colaboradores, é a maior em Portugal. Especializada nos clientes do sector agrícola, faz 65 milhões de metros quadrados por ano.

p29 europac
Leiria na rota de um investimento de 12,4 milhões de euros

Este esforço, o maior desde 2001, passa pela aquisição de máquinas com impacto na produtividade – o acréscimo pode chegar aos 63%, ou seja, aumentar a cadência de 4.000 para 6.500 metros quadrados por hora.

O tempo médio de produção cai de 16 para 5 minutos, a capacidade instalada sobe 14%. Os novos equipamentos competem com a qualidade de impressão offset, diz a empresa. Outra fatia do investimento está reservada para atualização de hardware e software.

De acordo com a Europac, o projeto vai contribuir para a liderança no mercado de cartão ondulado em Portugal, permite a estas unidades dar um salto face à concorrência ibérica e posiciona-as ao nível das melhores do mundo. Não menos importante, está em causa a criação de 12 novos postos de trabalho.

Segundo Tiago Domingues, country manager da área de cartão da Europac Portugal, esta actualização tecnológica “vai ao encontro da tendência atual do mercado, de ordens mais pequenas e com maior flexibilidade”. Por um lado, reforça a oferta de soluções inovadoras, por outro, garante eficiência energética, ao induzir maior produção em menos tempo e a custos inferiores, explica o gestor.

O investimento deverá estar concluído no próximo ano. Conta com apoio do Estado português ao abrigo das verbas disponibilizadas pelo QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional.

O efeito esperado na área de embalagem de cartão da Europac em Portugal – que emprega 415 pessoas em Leiria, Ovar, Guilhabreu e Rio de Mouro, tendo faturado 106 milhões de euros no ano passado – é um acréscimo de 30% no volume de negócios até 2018.

Presente na Península Ibérica, França e Marrocos, a Grupo Europac tem sede em Espanha. Emprega cerca de 2.100 pessoas.

Com um modelo de negócio baseado na integração, está em todos os sectores da indústria do papel e do cartão para embalagem, desde a gestão de resíduos e exploração florestal como fonte de matéria-prima até ao fabrico de papel reciclado, passando pela produção de placa de cartão e caixas como produto final.

Em Portugal, tem três instalações dedicadas à gestão integral de resíduos, uma fábrica de papel e quatro unidades na área do cartão e embalagem.

(Notícia publicada na edição de 30 de outubro de 2014)


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados