Assinar

Copo ½ cheio: De boa saúde!

Todos os dias ouvimos falar dos problemas do Sistema Nacional de Saúde, das suas deficiências e desperdícios orçamentais.

Rosa Pedrosa, administradora da inCentearosa.pedrosa@incentea.pt
Rosa Pedrosa, administradora da inCentea rosa.pedrosa@incentea.pt

Todos os dias ouvimos falar dos problemas do Sistema Nacional de Saúde, das suas deficiências e desperdícios orçamentais. É verdade que a partir de uma experiência pontual não se pode generalizar. Mas se tantas vezes as críticas são fundamentadas por experiências negativas que são vividas aqui e ali, a minha pode servir de contraponto, porque no final de contas, se temos o direito de reclamar quando temos razão de queixa, também temos o dever de reconhecer quando há coisas boas.

Recentemente fiz uma cirurgia e estive internada uma semana no Hospital de Leiria.

Realço o bom funcionamento e qualidade deste. Desde a cooperação entre serviços, no caso, Cirurgia 1 e Ginecologia, que estou certa que a par da criteriosa definição de prioridades nas intervenções viabilizou a antecipação desta, (pelo facto da Ginecologia disponibilizar camas à Cirurgia); a sensibilidade e humanismo dos auxiliares de ação de saúde; a disponibilidade e profissionalismo dos enfermeiros; a competência, simpatia e trabalho de equipa dos médicos. Até à qualidade das camas e serviço de catering.

Ao regressar à vida normal não deixo de pensar como afinal é justificado o que se gasta no SNS e como é um privilégio viver numa região com uma unidade hospitalar de referência como é o Hospital de Leiria.

(texto publicado na edição de 20 de novembro de 2014)