Assinar
Música

Conheça os novos Concertos para Bebés para 2015

O projeto Concertos para Bebés, de Leiria, vai estrear dez espetáculos em 2015 e fazer uma digressão de verão no Brasil, anunciou Paulo Lameiro.

O projeto Concertos para Bebés, de Leiria, vai estrear dez espetáculos em 2015 e fazer uma digressão de verão no Brasil, anunciou Paulo Lameiro.

O criador do projeto avançou que companhia Musicalmente vai estar “praticamente todo o verão no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras, com concertos e programa de formação”.

“O Brasil, onde estivemos duas vezes, foi uma porta que abrimos este ano. Foram feitos contactos que permitem este grande salto dos Concertos para Bebés em 2015”, acrescenta, sublinhando as “relações bidirecionais”, com a presença de professores brasileiros a trabalhar em residência em Leiria com o projeto.

Outra novidade será a articulação dos Concertos para Bebés com a Orquestra Sinfónica de Castilla-León e a produção, em Espanha, de um festival de três dias, em junho, explorando os programas da Musicalmente e do Berço das Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos.

10484546_357529814428113_1750412268367992883_o
A eletrónica volta aos Concertos para Bebés no dia 8 de novembro de 2015 (fotografia: Joaquim Dâmaso)

“O Berço das Artes é o trabalho mais regular com bebés e famílias, que tem como ‘ponta do iceberg’ os Concertos para Bebés. Vão ser três dias também para fazer uma reflexão teórica e ver como, em diferentes culturas, germinam as ideias que nascem destes dois programas”.

Em Portugal, os Concertos para Bebés vão continuar a ter uma estreia mensal, com a primeira apresentação em Leiria, no Teatro Miguel Franco, e depois em Sintra, no Centro Olga Cadaval.

Paulo Lameiro revela que a agenda em Portugal vai ser “bastante alargada” em 2015, em novos locais, ainda por anunciar.

Para já, o calendário de 2015 começa no dia 11 de janeiro com “Valsinhas em Viena – De Schubert a Schönberg”.

Em fevereiro, os concertos são dedicados a “Corelli Vivaldi – Delícias do Barroco para bebés”, para descobrir no dia 8.

Março é mês de “Tanguinhos, fandanguinhos e corridinhos”, no dia 8, seguindo-se “Abril das Canções e dos Embalos”, no dia 12 de abril.

Ricardo Parreira e Vânia Conde são os convidados dos concertos do dia 10 de maio, para um programa em torno de “Um fado bebé e a guitarra do Ricardo”.

Junho propõe aos mais novos “Do jazz ao circo – Saxofones em festa”, no dia 14, e a 13 de setembro é Mário Laginha que se junta à equipa da companhia Musicalmente para “Os swings do Mário”.

“Paisagens alentejanas e saudades da praia” é o tema dos concertos de 11 de outubro, mas em novembro a incursão é mais vanguardista, com “A electrónica de novo – com bebés” no dia 8.

A finalizar 2015, os Concertos para Bebés convidam o coro infantil Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima para “Um coro de Natal que gatinha”, on dia 13 de dezembro.

O REGIÃO DE LEIRIA vai continuar a oferecer bilhetes para os Concertos para Bebés na nova temporada. Fique atento. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados