lpm-peugeot-3008-800x100
Manuel Vieira e Hirondino Pedro: das grandes “coleções” para o Banco de Portugal em Leiria | Região de Leiria

Manuel Vieira e Hirondino Pedro: das grandes “coleções” para o Banco de Portugal em Leiria

“O Banco de Portugal, em Leiria, revela ao público a mais valiosa coleção de arte moderna e contemporânea, constituída por peças oriundas das principais instituição culturais do planeta: Maria Albertina (Panamá), ICBC – Industrial and Commercial Bank of China (China), JP Morgan (EUA), HSBC (Reino Unido)”. É assim, com um cocktail de ironia, que Manuel João Vieira e Hirondino Pedro brindam o visitante da exposição que este sábado inaugura, às 15h30, no antigo edifício do Banco de Portugal, em Leiria.

fgfg

Manuel Vieira e Hirondino expõem juntos pela quarta vez

“Obras em depósito no Banco de Portugal” usa a origem fortificada e financeira do espaço para nos garantir que, ali, serão revelados os “valores artísticos mais bem guardados (...), na sua totalidade da autoria dos portugueses Manuel Vieira e Hirondino Pedro”.

E porquê tão bem guardados? Pelo facto de cada obra “revelar segredos que podem tornar uma pessoa numa pessoa. Nada mais perigoso”, lê-se no texto de apresentação da exposição.

O artista plástico de Leiria e o carismático líder dos Ena Pá 2000 e eterno candidato ficcional à Presidência da República, desa­fiam-nos a arriscar e visitar uma exposição de originais - ato que pode estar em vias de extinção: “No futuro, os museus exibirão apenas réplicas exactas, tão boas ou melhores que os originais, que terão a vantagem de ser completamente produzidas com inteligência artificial e um delicioso aroma a baunilha”.

Partindo deste jogo sarcástico, os dois sugerem questões ligadas à arte enquanto forma de conhecimento, “sensível e necessário”, deste tempo que vivemos. Em Leiria, até 16 de outubro, mostram criações a solo e em conjunto, entre elas alguns inéditos. Além da pintura, Hirondino e Manuel João apresentam esculturas, instalações e registos de performances.

(Notícia publicada na edição de 8 de setembro de 2016)

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

A vinda do papa Francisco a Fátima justifica uma decisão do Governo em dar tolerância de ponto no dia 12 de maio?

Loading ... Loading ...
Fwd:
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com