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Lancheiras e crianças saudáveis no regresso às aulas | Região de Leiria

Lancheiras e crianças saudáveis no regresso às aulas (I)

Os mais novos preferem os bolos, pão com chocolate e bebidas com gás. Já diz o ditado “o fruto proibido é sempre o mais apetecido”. Mas nem todos os dias devem ser “dias de festa” com direito a extravagâncias. Estudos recentes referem que em Portugal um terço das crianças tem excesso de peso ou obesidade e na zona centro do país existem valores de 38%.

lancheira-saudaveis-2-vida-e-saude“A ingestão excessiva de açúcares simples está na base desta obesidade e constitui um factor de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas, como a diabetes, a hipertensão arterial, a dislipidémia ou a doença cardiovascular”, refere Sónia Rodrigues, nutricionista do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral.

Evitar alguns dos erros mais comuns na composição das lancheiras é um forte contributo para contrariar esta tendência. Com o regresso às aulas, organizar a lancheira de forma diferente é uma medida de prevenção mas que também pode ser divertida e deve incluir toda a família.

O REGIÃO DE LEIRIA ouviu duas nutricionistas e uma "especialista" em comida ovo-lacto-vegetariana sobre a composição das lancheiras e como preparar algumas alternativas ao tradicional bolo e sumo.

Leia a opinião de Cátia Biscaia, do blogue "Alecrim aos Molhos":

 

Uma lancheira Alecrim aos Molhos

Setembro foi, desde sempre, mês de começos e recomeços. Neste caso em particular, o recomeço da escola. E se também é mês de começos, porque não começar uma nova tradição que inibe a utilização lanches de pacote, prontos a comer?

As crianças, na grande parte das vezes, são difíceis de satisfazer no que toca à comida. E, está claro, preferem mil vezes aquelas lancheiras açucaradas de donuts e bolos recheados de chocolate, que uma bela peça de fruta. Não é que ela não lá vá (dentro da lancheira) mas o mais certo é que volte. Intacta!

Como vamos culpar os pobres dos mais novos se, tantas vezes, nós somos tal e qual? No entanto, se nós próprios adoptarmos uma postura mais saudável, julgo que os nossos filhos vão acabar por se habituar a essa nova vida. Aliás, todos sabemos que muitas vezes as crianças agem por imitação, portanto, se nos vêem a comer um mil-folhas ao lanche, porque hão-de eles comer a mixuruca da maçã verde?

Portanto, se a ideia é começar o ano lectivo mais saudável há algumas regras que vão ter de ficar, desde já estabelecidas:

  1. Antes de mais nada, devemos ser nós a dar o exemplo. Se a maçã vai para a lancheira das crianças, obviamente que também vai para a lancheira dos adultos e, quanto a isto, não há discussão.
  1. Cozinhar em casa. Em vez de se perder horas nos supermercados a comprar comidas embaladas cheias de açúcares e conservantes, apostar em cozinhar em casa e aprender em como confeccionar paparocas cheias de coisas boas.

 

E ideias? Pois bem, quando começarem a pesquisar e a ver na variedade de coisas que se podem cozinhar em casa em poucos minutos, vão ver que optar por uma alimentação saudável vai tornar-se, rapidamente, parte da rotina:

  1. Fruta: não esquecer nunca. Obviamente que uma laranja a dançar numa lancheira não tem piada nenhuma. Mas porque não descascá-la e coloca-la num tupperware em forma de palmeira?
  1. Cereais: essenciais! As crianças estão em crescimento, e os hidratos de carbono são bem mais importantes para fornecer energia de uma forma mais ponderada que açúcares e gorduras.

 

E como aqui o Alecrim é a vossa salvação para estes primeiros dias, aqui vai uma sugestão de lancheira nutritiva e com zero embalagens, açúcares refinados e gorduras más. Todas as receitas e mais que queiram estão disponíveis no blogue Alecrim aos Molhos:

  • Barritas de Manteiga de Amendoim: as crianças adoram o sabor da manteiga de amendoim! Existem no mercado milhentas opções naturais sem outras gorduras adicionadas, sem sal e sem açúcar que são perfeitas e cheias de energia para os mais pequenos. Depois, esta receita é tão simples que além da manteiga de amendoim, apenas leva mais aveia e mel.

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  • Pops de Uva, Chocolate e Sementes: está-se a chegar ao tempo das uvas e temos sempre de as aproveitar da melhor maneira. E como colocar um cacho de uvas numa lancheira não tem piada nenhuma, transforma-me as uvas em pequenas bolinhas envoltas em chocolate negro e sementes.

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  • Pipocas de Azeite e Parmesão: esta é a resposta para pais com filhos que gostam mais de salgados que de doces. Se estavam habituados a levar pacotes de batatas fritas, esqueçam! Estas pipocas parecem autênticos snacks de queijo, mas em versão saudável, sem excesso de gorduras e sem corantes nem conservantes. Se forem numa embalagem hermética então, ficam estaladiços e apetitosos todo o dia!

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  • Sumo natural caseiro: pode ser da fruta que bem vos apetecer. O ideal é que seja da época para o corpo se habituar melhor a ela. Fazer estes sumos é a coisa mais fácil do mundo: descascar uma ou duas peças de fruta, colocar no liquidificador com um copo de água e já está! «Mas os sumos naturais não oxidam em poucas horas?» - perguntam. E é agora que eu mando a minha cartada final: se juntarem ao sumo umas gotinhas de limão e se este for numa pequena garrafa térmica escura dura um dia inteiro! A oxidação da fruta dá-se com a luz, portanto, quando mais escura a garrafa, melhor! E está claro, o limão ajuda a atrasar o processo de oxidação.

Agora é só dosear com moderação todas estas coisas boas durante alguns dias, procurar novas e, daqui a umas semanas, além de toda a família se sentir melhor, vão ver, também, o vosso frigorífico e despensa a ganhar novas cores, cheiros e sabores!

Quem aceita o desafio?

 

Alecrim aos Molhos

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