lpm-peugeot-3008-800x100
Suspeito de assaltos a vários carros foi detido em flagrante pela PSP de Leiria | Região de Leiria

Suspeito de assaltos a vários carros foi detido em flagrante pela PSP de Leiria

A PSP de Leiria deteve ontem à noite um indivíduo por assalto a uma viatura na avenida Adelino Amaro da Costa. O detido foi surpreendido na posse de artigos que acabara de furtar e é suspeito de vários assaltos ocorridos na cidade.

Segundo fonte da PSP, a operação decorreu cerca das 22 horas, e resultou das investigações desenvolvidas no sentido de identificar o(s) autor(es) dos muitos furtos registados em particular nas últimas semanas.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, a mesma fonte adianta que foram ainda recuperados, após a detenção, artigos provenientes de outros assaltos a carros e que vão prosseguir diligências para apurar que assaltos foram cometidos pelo arguido.

"Neste caso, atuou sozinho, mas vamos continuar atentos ao fenómeno e acompanhar a evolução deste tipo de criminalidade", acrescentou, referindo que o indivíduos, de 41 anos e sem residência fixa, será presente hoje a tribunal.

Segundo noticiámos na edição impressa desta semana, o alerta de assaltos a carros estacionados na zona do estádio e piscinas de Leiria foi amplamente comentado nas redes sociais nos últimos dias. Confrontada com a situação, a PSP adiantou ao nosso jornal estar no terreno para tentar identificar os autores, referindo contudo que o número de furtos nessa zona têm sido residuais e que houve uma redução deste tipo de crime este ano face a igual período do ano passado.

Sem se reportar concretamente aos parques  junto ao estádio, a PSP refere ter registado este ano 96 queixas por furtos em veículos motorizados na zona urbana de Leiria, contra 135 em 2015.

Quanto ao modus operandi utilizado pelos assaltantes repete-se com frequência: “o(s) autor(es) partem um dos vidros do veículo para, dessa forma, abrir e aceder ao interior”. Furtam, por outro lado, os mais variados artigos, “sobretudo os que tenham algum valor”, confirma a PSP.

Em setembro, verificou-se no entanto um aumento de participações. Até à semana passada, foram contabilizados 17 casos na cidade, representando um aumento face aos meses anteriores: oito em janeiro, 12 em fevereiro, 11 em março, 12 em abril, 10 em maio, 4 em junho, 10 em julho e 12 em agosto.

Ainda segundo a PSP,  os furtos têm ocorrido tanto de dia como de noite, embora “ultimamente se tenham verificado sobretudo durante a noite”.

Deixar objetos à vista no interior do carro pode ser um chamariz para potenciais assaltantes. A PSP aconselha por isso os condutores a evitarem deixarem objetos de valor no interior do carro, nomeadamente à vista do exterior.
Em caso de assalto, recomenda aos lesados que participem o caso de imediato às autoridades e que evitem mexer tanto no interior como no exterior do automóvel.

Imagem captada ontem pelo colaborador do RL Fernando Rodrigues, no momento da detenção do assaltante

Imagem captada ontem pelo colaborador do RL Fernando Rodrigues, no momento da detenção do assaltante

MR

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com