lpm-peugeot-3008-800x100
“Do mar ao prato”, um livro sobre a vida e o sabor dos produtos do mar | Região de Leiria

“Do mar ao prato”, um livro sobre a vida e o sabor dos produtos do mar

A gastronomia tradicional e contemporânea é servida com ilustrações científicas em “Do mar ao prato - Biologia, ilustração e gastronomia”, um livro que resulta da parceria entre docentes do Politécnico de Leiria/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPL/ESTM).

Em 130 páginas é dado o alerta para a importância da sustentabilidade dos recursos marinhos, apelando os autores para o consumo responsável.

"Do mar ao prato" faz o levantamento de 14 espécies, dando a conhecer onze peixes, dois crustáceos e um molusco: desde o habitat/comportamento, alimentação, tamanho, longevidade, época de reprodução, evolução, medidas ao estatuto de conservação ao perfil nutricional de cada um.

Unindo ciência e arte, a obra divulga a cozinha tradicional da região de Leiria - desde a caldeirada à moda de Peniche, aos percebes das Berlengas ou a lagosta suada - mas também a gastronomia contemporânea, com propostas como carapaça de lagosta recheada, enrolado de raia com frutos da terra ou robalo marinado com aromas da Berlenga.

Todos os pratos são acompanhados pela lista de ingredientes, receita e informação históricas.

"Do mar ao prato - Biologia, ilustração e gastronomia" foi apresentado no final de setembro e é da autoria de Catarina Barraca, Catarina Correia, Patrícia Borges, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, docentes e investigadores do (IPL/ESTM), António Alexandre, chef executivo do Lisboa Marriott, e do ilustrador científico Pedro Salgado.

Segundo a direção da ESTM, apenas no Natal o livro estará disponível para o público.

do-mar-ao-prato

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com